Série “Aglomeração Permitida” mostra o descaso do governo de SP com o transporte público, que segue lotado
Em série especial, Jornal da Record mostra como trens, metrôs e ônibus são altamente contagiosos pela COVID-19, mas não recebem atenção necessária dos governantes
Enquanto os comércios seguem fechados, bem como os restaurantes proibidos de receber o público e impossibilitados de atender seus clientes [e trabalhar], o transporte público em São Paulo segue cada dia mais lotado.
Diferentemente dos estabelecimentos, onde há a preocupação de obedecer às regras sanitárias, como distanciamento social, aferição de temperatura e uso de álcool em gel, nos transportes coletivos, em São Paulo, não há nenhuma medida de segurança sendo respeitada.
Na série “Aglomeração Permitida”, o Jornal da Record tem mostrado a realidade dos transportes coletivos em São Paulo e o temor que seus usuários sentem, quando precisam embarcar em um ônibus, trem ou metrô da cidade.
No primeiro episódio, exibido na última segunda-feira, 12 de abril, o jornalismo da Record TV traz depoimentos de usuários que precisam enfrentar a superlotação dos transportes, em meio à pandemia de COVID-19.
Assista à primeira reportagem especial:
Já na segunda reportagem da série, que foi ao ar nesta terça-feira, 13 de abril, a equipe mostrou a realidade de quem mora no bairro de Sapopemba, situado na zona leste de São Paulo, onde mais de 5 mil pessoas embarcam por dia só na estação de metrô. A região, que tem cerca de 300 mil habitantes, tem também mais mortes por Covid-19 do que a maioria das cidades do estado.
Uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo mostra que a Covid-19 se propaga mais nos lugares onde os moradores dependem mais do transporte público. Uma realidade que parece ser ignorada pelas autoridades.
Veja a matéria completa abaixo:
O terceiro episódio, que foi ao ar nesta quarta-feira, 14 de abril, revelou o medo e a insegurança dos profissionais que trabalham no transporte público coletivo em São Paulo. São pessoas que temem pela suas vidas e de seus familiares e que já viram muitos companheiros de trabalho perderem a batalha contra a COVID-19.
Na linha de frente, convivendo dia a dia com as aglomerações, por várias horas seguidas, estão motoristas e cobradores de ônibus, que sofrem com o constante risco de contaminação pelo novo coronavírus. Só na cidade de São Paulo, foram 1.373 casos de contaminação em um ano de pandemia.
Confira no vídeo abaixo:
No quarto episódio da série, que foi ao ar nesta quinta-feira, 15 de abril, o Jornal da Record mostra o pedido de pessoas desesperadas que utilizam o transporte público. São brasileiros que temem ser contaminados no caminho para o trabalho, em longos percursos.
Assista no vídeo:
No último episódio da série “Aglomeração Permitida”, exibida no Jornal da Record, nesta sexta-feira (16), você vai poder ver como as grandes cidades no mundo têm lidado com os transportes coletivos, em meio à pandemia da COVID-19.
No Japão, por exemplo, os governantes deram atenção especial aos transportes. Por lá, os passageiros que evitam os horários de pico ganham bonificações que podem ser convertidas em descontos nas tarifas e até mesmo presentes.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo