Por que feliz ano novo não existe
Bispo Renato Cardoso explica o porquê. Entenda
“Eu vou explicar para você porque feliz ano novo não existe e essa é uma das razões que eu não vou desejar feliz ano novo para você”, afirmou o Bispo Renato Cardoso, ao iniciar o programa Inteligência e Fé, nesta segunda-feira (28).
Para o Bispo Renato, feliz ano novo não existe simplesmente porque não é possível que algo inanimado seja feliz. O que existe são pessoas felizes. Ele continua dizendo que na verdade esse ritual de desejar feliz ano novo é apenas uma norma social, uma forma de expressar os nossos desejos para outra pessoa. Além disso, trata-se de um sentimento passageiro, que na prática não faz nenhuma diferença na vida da pessoa.
“A não ser que você, além de desejar, faça alguma coisa para que o ano daquela pessoa seja melhor, seja feliz. Do que adianta eu desejar a você um feliz ano novo se eu não fizer nada para que seu ano seja feliz? Então é um desejo passageiro que desaparece como uma fumaça no ar, não faz sentido algum. Mas, se eu vou desejar que você seja feliz e eu vou te ajudar a vencer as suas infelicidades é diferente, aí eu não preciso nem desejar, eu só preciso fazer”, observa.
Emoções não mudam a realidade
Ele observa ainda que a sociedade é altamente emotiva, por isso, valoriza tanto essas normas de expressar desejos e sentimentos. Contudo, emoções não mudam a realidade das pessoas.
“O que realmente pode fazer o ano de uma pessoa feliz? Não é um desejo de alguém. Tanto é que você já desejou, e já foi desejado a você, um feliz ano novo milhares de vezes ao longo da sua vida e não resolveu nada. Com certeza, nessa época, ano passado muitas pessoas lhe desejaram feliz ano novo e olha o que 2020 trouxe”, destacou.
Portanto, se você quer uma vida feliz de verdade a primeira coisa que tem de fazer é deixar as coisas velhas que estão lhe fazendo infeliz.
Faça isso e será de fato feliz nesse ano novo
“O que você tem praticado, quais os seus hábitos, atitudes, que você tem mantido por anos e que não estão lhe fazendo bem, não estão lhe fazendo feliz? Se você quer ser feliz nesse novo ano tem que deixar essas coisas antigas que te fazem infeliz para traz. Quais são essas coisas? Você tem que parar e pensar”, orientou o Bispo Renato.
Além disso, ele aconselha a pessoa tirar 30 minutos do dia para sentar, com papel e caneta, e escrever tudo que ela tem feito que a faz infeliz, e as pessoas próximas também. “Se você for autocrítico (a) e escrever isso vai ter mais proveito do que a noite toda festejando e desejando um feliz ano novo a alguém”, garantiu.
Feito isso, vire a folha e faça uma outra lista, contrária a primeira, das novas coisas que você tem que passar a fazer.
“Se você fizer só essas duas coisas e começar a agir sobre isso, aí sim o seu ano novo vai ser feliz, independentemente, de quem lhe desejar. Entendeu porque feliz ano novo não existe? O que existe são pessoas que fazem a si mesmas mais felizes e, consequentemente, as outras ao seu redor mais felizes também”, concluiu.
Acompanhe abaixo a meditação na íntegra:
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo