thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

Ele sabia mas não cria

Assista a reportagem acima e a entrevista dada por Sócrates algumas semanas antes de sua morte. Duas coisas me chamaram a atenção.
1. Ele disse que como médico, tinha consciência dos malefícios do álcool mas nunca acreditou que poderia acontecer com ele. Essa falsa ideia de imunidade é muito comum no ser humano. “Comigo é diferente, não vai acontecer assim.” É o tal ditado: Coisa ruim só acontece com os outros. Só que esquecemos que somos os outros para os outros. Essa crença de invencibilidade é comum especialmente nos jovens. Fico pensando quantas pessoas se dão mal por ter exatamente essa atitude; quantos apostam suas vidas nessa falsa crença, desafiando os próprios conhecimentos. “Não, eu posso ter sexo com quantos eu quiser, eu não vou pegar Aids.” “Se eu me casar com aquele rapaz problemático, eu consigo mudar ele.” “É crime, mas todo mundo faz, não vou ser pego.” “Já ouvi falar de inferno, mas vou para o céu. Deus não iria me lançar num lugar desses.” E por aí vai.
2. O marketing do álcool como passagem para o sucesso e felicidade. Sócrates disse: “Se vende a ideia de que as pessoas se tornam mais bonitas, mais inteligentes com o uso de álcool, e isso é uma grande inverdade.” O mundo não é o que você vê. A verdade raramente é dita. A mentira move o mundo e as pessoas. O pai da mentira deita e rola na vida dos incautos. A verdade é que somente a verdade liberta, ainda que doa. Infelizmente, muitos amam a mentira e repelem a verdade. Por isso, colhem em si mesmas os frutos de suas burrices.
Não basta você saber. Você tem que crer no que sabe e praticar.
Saiba que muitas coisas que você foi ensinado é pura mentira. Busque a verdade. A mais pura verdade está em Deus.