thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

João 9: Jesus, o encrenqueiro

Imagem de capa - João 9: Jesus, o encrenqueiro

Saiba como fazer o Propósito de João
 

Ainda fresco do confronto do capítulo anterior, lá vai Jesus arrumar encrenca com os fariseus de novo. Decide novamente curar alguém no sábado. Nem as ameaças de morte O intimidaram. Esse é o Jesus em quem eu creio! Valente, corajoso, destemido e encrenqueiro (para os religiosos). Ele veio para abalar o status quo.

É impossível você conhecer o verdadeiro Jesus e não ter os alicerces de suas crenças e tradições abalados.
Mas a história da cura do cego começa com uma pergunta estúpida dos discípulos. “Quem pecou, ele ou os pais para que nascesse cego?” Estúpida porque como poderia o homem pecar antes de nascer?
Perceba aqui que a pergunta também se originou de crenças religiosas. Não são as religiões que gostam de culpar os pecados das pessoas pelos seus problemas e assim sentenciá-las a sofrer por castigo, sem solução? Quem leu desde o capítulo um até aqui e ainda não entendeu isso, entenda de uma vez: a religião emburrece, a fé em Jesus abre a mente.
Vemos ainda outra aberração da religião neste capítulo: a submissão dos pais do cego aos religiosos, por medo de serem expulsos da sinagoga. Nem a cura do próprio filho superou o cabresto que a religião havia posto sobre eles. Ô praga! Assim são muitos que vivem escravizados pelas religiões deste mundo. Eles sim, são cegos.
Mas é muito bom ver a progressão de fé daquele cego. Ele começou sem nem saber quem era Jesus, e mesmo assim foi curado. Isso prova que não é preciso conhecer a Deus para receber um milagre. Basta crer e obedecer. Milagre recebido não quer dizer salvação recebida.
Daí, quando interrogado pelos fariseus sobre quem ele achava que era Jesus, o cego respondeu: “É um profeta.” Concluiu isso pois sabia que era alguém de Deus, que fazia o bem. Muitos também creem que Jesus foi apenas um bom mestre, um profeta como outros, que ensinou muitas coisas boas. Mas essa crença não é suficiente.
Por isso Jesus foi atrás do cego, depois deste ter sido promovido com a expulsão da sinagoga, e Se revelou a ele como o Salvador. E o cego então, prontamente, se ajoelhou e creu n’Ele. Foi salvo.
Esta é a progressão de fé que você também precisa ter. Talvez você nem saiba quem é Jesus. Talvez já ouviu falar e sabe que Ele foi alguém muito bom. Mas você ainda não se ajoelhou para Ele, não creu que Ele é quem diz ser.
Esse ajoelhar é muito mais que literal. Significa viver sua vida em submissão total a Ele, romper com a religião, e passar a viver a fé inteligente todos os dias.
Você crê?
21_dias_desafio_de_joao
 
 
O Propósito de João virou livro!
Agora você pode levar as 21 lições práticas com você e viver essa transformadora viagem no tempo em qualquer lugar.
Se você foi ajudado através do Desafio, beneficie também um amigo, presenteando-o com um exemplar.
Disponível para compra no Arca Center. Clique aqui.
 
 
 
Ver também:

Cadastre-se nesse blog e seja avisado de novos posts…