Ser relaxado no trabalho só traz prejuízos

Pessoas acomodadas em suas funções podem ter queda na produtividade, prejudicar o desenvolvimento da carreira e entrar em um círculo vicioso que impacta até a vida pessoal

Imagem de capa - Ser relaxado no trabalho só traz prejuízos

Quem já conviveu com um profissional relaxado conhece bem seu perfil: tarefas acumuladas, reclamações constantes, atrasos e serviço malfeito são problemas fáceis de identificar. Esse tipo de comportamento prejudica a produtividade e pode até comprometer o desenvolvimento da carreira. Esse tipo de postura também é encontrada entre empreendedores e empresários, que vendem produtos e serviços de qualquer jeito e nunca se preocupam com o consumidor.

Quando o assunto é trabalho, o que leva um profissional a se tornar relaxado e acomodado? Vania Campos, psicóloga, coach e especialista em desenvolvimento humano, explica que vários fatores podem levar a esse quadro. “Muitas vezes a pessoa aceita um trabalho por uma questão de necessidade e não respeita as próprias características e expectativas. Com o passar do tempo, ela começa a perceber que o trabalho não tem nada a ver com o que ela gosta de fazer e começa a ‘empurrar o serviço com a barriga’, de qualquer jeito. Isso está relacionado também a uma má seleção de profissionais. Às vezes, a empresa não tem uma descrição elaborada do perfil e acaba colocando um profissional no cargo errado”, avalia.

Segundo ela, é possível evitar a postura relaxada com autoconhecimento e escolhas mais conscientes. “A pessoa precisa avaliar a vaga e a empresa e verificar se aquilo vai ao encontro do que ela está buscando e gosta de fazer, independentemente do salário. Nós sabemos que o salário não é a maior fonte de motivação”, diz.

Se você está se sentindo acomodado e sem ânimo no trabalho, a psicóloga sugere um exercício para ressignificar sua atividade: “procure entender como o seu trabalho impacta a sua vida e a de outras pessoas. Busque a sua automotivação e dê um significado ao trabalho.

Observe o que está acontecendo em sua vida pessoal e profissional e verifique como você está encarando as situações. Se necessário, busque ajuda especializada. Nós temos a tendência de justificar o que acontece conosco nos apoiando no ambiente externo, mas é importante olhar para si mesmo e fazer mudanças no modo de enxergar o mundo”.

Riscos
Vania Campos alerta que pessoas que têm atitude acomodada podem gerar impactos no local de trabalho. “A pessoa insatisfeita tem problemas de relacionamento, atrapalha a produtividade da equipe, tem baixo desempenho, dificuldade de oferecer soluções e prejudica o clima do ambiente, que precisa ser harmonioso”, enumera.

Ela acrescenta que a insatisfação com o trabalho pode influenciar também as relações pessoais. “Alguns profissionais descarregam suas insatisfações em casa, o que prejudica o bom relacionamento com a família e com os amigos.”

Cristão relaxado?
O que fazem as pessoas que são acomodadas no trabalho quando não são vistas por clientes ou supervisionadas por líderes?

Provavelmente, essas pessoas também se acomodam em outras áreas da vida pessoal, como a vida espiritual. Esse círculo vicioso pode levar a mais descontentamento e à impotência.

A Bíblia incentiva a ordem no trabalho e condena a preguiça. Em um trecho de Provérbios 13.4, lê-se: “A alma do preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança, mas a alma dos diligentes se farta.” Ou seja, aquele se acomoda certamente não alcançará o que deseja. Já

Provérbios 6.6-9 destaca o trabalho das formigas que, mesmo sem terem um chefe a lhes dar ordens, trabalham com dedicação e disciplina.

Além disso, vale lembrar que, mesmo que não haja nenhum olho humano a observar o seu trabalho, Deus está acompanhando cada passo de cada pessoa. Por isso, mais do que se dizer cristão, é importante praticar os ensinamentos presentes na Palavra dEle.

Como ensina a Bíblia, o trabalho deve prover o sustento e ser realizado de acordo com esse objetivo nobre, sem trapaças ou desonestidade: “Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos. Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação. Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas sim a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo.” (1 Tessalonicenses 4.6-8).

Se você se sente perdido em relação ao seu trabalho, as reuniões da Nação dos 318 podem lhe ajudar. Os encontros ocorrem às segundas-feiras no Templo de Salomão e nos templos da Universal espalhados pelo Brasil. Encontre os endereços em universal.org.br/localizar.

imagem do author
Colaborador

Rê Campbell / Foto: Getty Images