Globo é desmentida na internet, após mentir sobre evento ocorrido em Brasília
A emissora afirmou que o mandatário não prestou homenagem aos mortos da COVID-19, quando aconteceu exatamente o contrário. Entenda
Na última segunda-feira (24), o presidente Jair Bolsonaro participou do “Encontro Brasil Vencendo a COVID-19”, no Palácio do Planalto, quando médicos de todas as regiões do País estiveram presentes. O evento aconteceu às 11h e contou também com a presença de autoridades do governo.
Ao noticiar o evento, a jornalista Maju Coutinho, da Rede Globo, no entanto, afirmou que nem o presidente, tampouco as outras autoridades do governo prestaram homenagem às mais de 115 mil vítimas da COVID-19.
Logo após a afirmação, parlamentares e internautas saíram em defesa do presidente. Isso porque, durante o evento, a médica Raissa Soares, ao final de sua fala, pediu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do novo coronavírus, e, só para lembrar, todos, inclusive, o presidente e demais autoridades do governo, estavam presentes.
A deputada federal, Bia Kicis, utilizou suas redes sociais para manifestar sua indignação. “Gente, pode mentir assim na cara dura? {…} Eu estava lá e testemunhei a homenagem feita aos mortos pela covid hoje no Palácio”, disse a parlamentar, utilizando o Twitter.
Após a pressão vinda das redes sociais, a emissora se retratou, sem admitir seu erro. Todavia, a repercussão negativa já tinha ganhado força e a #MajuMentirosa chegou aos trending topics do Twitter.
Manipulação
O jornalismo é fundamental para o desenvolvimento da sociedade. Ele é o responsável por manter a população informada. Diariamente, acontecem milhares de fatos que impactam a vida das pessoas. Por isso, o tempo todo há um jornalista de plantão, pronto para dar uma notícia.
Esse trabalho, consequentemente, exige confiança da população e, acima de tudo, honestidade e profissionalismo dos que se dispõem a fazer da notícia a sua fonte de renda.
Uma pesquisa feita em 2018 pelo Ibope apontou que 66% dos brasileiros consideram portais de notícias as fontes mais seguras para informação. Isso quer dizer que eles têm depositado sua confiança em jornalistas que dedicam seu tempo para informar.
Contudo, o ocorrido, citado no início desta reportagem, mostra o quanto é fácil manipular uma informação. Não é preciso de muito. Um cenário e um jornalista lendo a notícia é o suficiente para ludibriar milhões de espectadores que, infelizmente, muitas vezes, não têm o hábito de checar tais informações.
O jornalista Paulo Alceu, da emissora ND+, filial da Record TV em Santa Catarina, pontuou que o que a Rede Globo fez não passa de fake news (notícia falsa).
“Dizer que não houve homenagem aos mortos da COVID-19 por interesse em atingir a Presidência da República é baixo, triste, leviano. Isso não é jornalismo. Absolutamente não é jornalismo!”, disse ele, durante a edição desta segunda-feira (24), do jornal ND Notícias.
Paulo ainda pontuou que questionar o evento é completamente legítimo, mas deve haver responsabilidade no que se fala. “Ter uma opinião contrária enriquece o debate, mas manipular a informação significa falta de caráter, falta de respeito com o nosso maior consumidor: o telespectador”, disse o jornalista.
Fique atento
Por isso, é importante lembrar que, ao contrário do que muitos pensam, notícias falsas não são produtos derivados apenas da internet. Grandes veículos, inclusive no Brasil, também podem disseminar as tais fake news.
Então, fique atento. No mínimo, cheque as informações que recebeu, procure saber se há idoneidade no conteúdo, averigue a fonte e compare com o que foi publicado em outros veículos de comunicação. Enfim, não saia compartilhando tudo o que recebe, sem antes verificar se é ou não verdade. Na dúvida, não leve adiante!
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo