Brasileiros abandonam saúde dos olhos por medo de COVID-19
Consultas oftalmológicas caíram 35%. Entenda
O número de consultas oftalmológicas caiu durante a pandemia de COVID-19. O principal motivo dessa diminuição é o medo gerado pelo isolamento social. Receosas de serem contaminadas com o novo coronavírus, as pessoas deixam de consultar médicos, mesmo se há sintomas de doenças.
Somente no Sistema Único de Saúde (SUS), a queda de consultas foi de, aproximadamente, 35% entre janeiro e maio de 2020, em relação ao mesmo período em 2019. Ano passado, foram realizadas 3,9 milhões de consultas. Esse ano, apenas 2,5 milhões.
Além das consultas, procedimentos cirúrgicos ambulatoriais e cirurgias com internações hospitalares também diminuíram consideravelmente. Isso indica que, mesmo aquelas pessoas que estão com problemas na visão, evitam procurar ajuda médica.
Por que isso é ruim
De acordo com o estudo “As Condições da Saúde Ocular no Brasil 2019”, elaborado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 74,8% dos casos de cegueira no País poderiam ter sido prevenidos ou curados. Isso equivale a quase 400 mil pessoas perdendo a visão todos os anos, quando poderiam continuar a enxergar.
Doenças como o glaucoma, retinopatias e degenerações maculares podem, muitas vezes, serem curadas. Mas a falta de acompanhamento médico adequado leva à cegueira. Ademais, há também inúmeros casos de pessoas que poderiam enxergar melhor com a utilização de óculos, mas não o fazem. Isso também leva ao desenvolvimento de doenças mais graves que, não acompanhadas, podem levar à cegueira.
Esteja atento aos seguintes sintomas:
– Olhos lacrimejando ou avermelhados;
– Visão turva;
– Tontura;
– Sensibilidade à luz;
– Tremor nos olhos.
Casos eles sejam persistentes, procure um oftalmologista. Os hospitais estão preparados e sendo higienizados, a fim de que não haja infecções com o novo coronavírus. Não é necessário ter medo.
Os oftalmologistas não são os únicos a notarem o afastamento de pacientes devido ao pânico causado pela pandemia de COVID-19. Clique aqui e veja o tamanho da diminuição dos atendimentos pediátricos durante a quarentena.
Ademais, estima-se que milhares de mortes a mais ocorrerão por câncer, já que consultas estão sendo evitadas e tratamento estão sendo abandonados por pessoas com medo da COVID-19. Clique e aqui e saiba mais sobre o assunto.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo