Coronavírus: Anvisa indica substitutos para o álcool em gel
O órgão publicou uma nota sobre o assunto. Saiba mais
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicou, nesta quinta-feira, 23 de abril, uma nota técnica, onde o órgão recomenda o uso de outras substâncias que possam substituir o uso do álcool em gel 70% INPM, que tem sido recomendado, sobretudo, por especialistas desde o início da pandemia de COVID-19.
“Temos observado no mercado o aumento da demanda por produtos contendo álcool 70%, pelo que se considera importante fornecer informações sobre outras alternativas a serem utilizadas na desinfecção de objetos e superfícies frente ao novo coronavírus”, diz a nota publicada pela Anvisa, que ressaltou que a recomendação não se aplica à área da saúde.
“Estas orientações se aplicam ao uso dos produtos fora dos locais de assistência à saúde, para os quais já existem recomendações específicas”, diz.
De acordo com a nota, os produtos devem ser utilizados para limpar paredes, pisos, mesas e camas.
Veja quais são os produtos indicados:
- hipoclorito de sódio a 0,5%;
- alvejantes contendo hipoclorito (de sódio, de cálcio) a 2-3,9%;
- iodopovidona (1%);
- peróxido de hidrogênio 0,5%;
- ácido peracético 0,5%;
- quaternários de amônio como cloreto de benzalcônio 0,05%;
- compostos fenólicos;
- desinfetantes de uso geral com ação contra vírus.
Ainda de acordo com as orientações, não devem ser usados os seguintes materiais e equipamentos para desinfecção de superfícies e objetos: vassouras e esfregões secos; nebulizadores e termonebulizadores; frascos de spray com propelente.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo