Por que os policiais se matam?
A principal causa está associada à depressão, mas esse mal pode ser vencido. Entenda
Recentemente, o Ministério da Saúde apresentou informações sobre o número de mortes por suicídio no Brasil. Os dados são de 2016 que registrou 11.433 mortes. Em média, acontece um caso a cada 46 minutos.
O número representa um crescimento de 2,3% de pessoas que tiram a própria vida. O suicídio é, hoje, a quarta causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no Brasil. Entre os homens nesta faixa etária, é o terceiro motivo mais comum; entre as mulheres, o oitavo.
O caso mais recente é o da jovem influenciadora digital Alinne Araújo, de 24 anos, que cometeu suicídio após seu noivo desistir do casamento. Alinne pulou da janela do nono andar do apartamento onde morava no Rio de Janeiro.
Em uma rede social, a melhor amiga de Alinne prestou uma homenagem e reforçou a luta contra a depressão que ela travava. “Ela tinha uma doença maldita. Apesar de todos os momentos incríveis, tivemos muitos momentos de tensão por conta de tentativas de suicídio contínuas. Quem via ela rir nunca ia imaginar que ela passava uma tempestade dentro de si”, comentou.
As tempestades por detrás da farda
Outra classe de pessoas que tem sofrido com a doença é a dos policiais. Pressionados pelo papel institucional, estresse, incompreensão e crítica negativa por parte da sociedade, eles sofrem com a depressão e muitos têm cometido suicídio por causa deste problema.
Só no estado de São Paulo morreram mais policiais devido ao suicídio do que em confrontos nas ruas. Entre 2017 e 2018, foram 71 suicídios nas Polícias Civil e Militar paulistas, enquanto nove policiais morreram em confronto nas ruas.
A dificuldade em lidar com a pressão cotidiana é um dos problemas enfrentados por eles. O estresse, o medo e a angústia são característicos à profissão de quem arrisca a própria vida para salvar a dos outros.
Vença a depressão
A depressão pode ser o mal do século, mas não precisa ser o seu, por isso, procure ajuda. A Universal reservou um dia especial para combater a depressão: a sexta-feira, na Sessão do Descarrego.
No Templo de Salomão, ela acontece às 10h, 12h e 15h e 20h.
Um dia especial para todas os membros das Forças Policiais
Já no próximo dia 25 de agosto, data em que se comemora o “Dia do Soldado”, a Universal e o grupo UFP (Universal nas Forças Policiais) realizarão uma consagração especial em todo o Brasil para os membros das Forças Policiais e Militares.
Participe no Templo de Salomão, localizado na Avenida Celso Garcia, 605, Brás, em São Paulo. Ou em uma Universal mais próxima de sua casa (consulte aqui o endereço).
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo