UNP promove Curso de Garçom na Penitenciária I de São Vicente (SP)

25 detentos estão participando da iniciativa

Imagem de capa - UNP promove Curso de Garçom na Penitenciária I de São Vicente (SP)

Um novo passo na ressocialização de detentos está sendo dado na Penitenciária I de São Vicente, litoral sul do estado de São Paulo. Desde 2 de fevereiro, 25 detentos participam do Curso de Garçom, promovido pela Universal nos Presídios (UNP) do Bloco de Santos, em parceria com a direção da unidade prisional.

Sobre a iniciativa

Esta é a segunda edição do curso na Penitenciária I, mas a primeira do ano, e tem como objetivo capacitar os internos para o mercado de trabalho, suprindo a demanda de garçons na região da Baixada Santista.

Os detentos foram selecionados após entrevistas conduzidas pelo diretor da unidade, que avaliou o interesse e a motivação dos internos em participar do curso.

Condução das aulas

  • As aulas, ministradas pelo professor Antônio Ribeiro dos Santos, totalizam 24 horas distribuídas em seis encontros.
  • Os alunos recebem apostilas e participam de atividades práticas de serviço de garçom, garantindo uma formação completa para a inserção no mercado de trabalho.

Para o professor, lecionar na unidade tem sido uma experiência gratificante:

  • “É muito satisfatório ensinar uma profissão e contribuir para a ressocialização dos apenados”, afirmou.

Diga-se de passagem, como complemento à formação, no dia 11 de março, será realizada uma palestra sobre Saúde Mental com a psicóloga Cristiana Ornellas Renner, voltada para todos os participantes do curso.

Mais do que aulas

Aliás, além da parte técnica, as aulas incluem momentos de mensagem de fé, baseadas no Salmos 37:4-5:

  • “Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará.”

Nesse ínterim, na oportunidade, os detentos tiveram o entendimento de que o segredo da felicidade é entregar e confiar sua vida a Deus e abrir mão da própria vontade para fazer a vontade de Deus e, com isso, permitir que Ele direcione nossas decisões.

O que disse o Pastor da UNP

Como resultado, Pastor Regis Rodrigues, responsável pela UNP no Bloco de Santos – que engloba São Vicente –, reforçou a importância da iniciativa:

  • “Cursos para aprender uma profissão são fundamentais para ajudar na ressocialização dos apenados e facilitar a reintegração deles à sociedade”.

Ainda neste ano, planejamos novos cursos, embora ainda não tenhamos definido datas específicas.

Leia também

Cerca de 130 detentos recebem orientação sobre prevenção às drogas em palestra da UNP

Detentas se batizam na Cadeia Feminina do estado de Roraima

Mais de 300 livros foram distribuídos aos detentos em penitenciária no estado do Acre

Anote

Portanto, para saber mais sobre as ações que a Universal promove no País e em todo o mundo, clique aqui. Inclusive, seja um voluntário. Dessa forma, procure uma igreja mais próxima e converse com o pastor.

Seja um patrocinador

A saber, você também pode ajudar esse trabalho fazendo uma doação por meio de Pix. Logo em seguida, a Universal destinará sua contribuição às obras sociais realizadas em todo o país.

Clique aqui e você será direcionado (a) para a página de doação.

App da Bíblia Fiel Comentada

Por fim, acompanhe o versículo mencionado nesta matéria diretamente no app da Bíblia Fiel Comentada. Para isso, basta baixar agora mesmo e aproveitar todos os recursos, a qualquer hora e em qualquer lugar, de forma prática e acessível pelo seu celular.

Android – Clique aqui e faça o download agora!

IOS – Clique aqui e faça o download agora!

imagem do author
Colaborador

Débora Picelli / Fotos: Cedidas pela UNP