Detentas se batizam na Cadeia Feminina do estado de Roraima

Ação promoveu reflexão sobre perdão. Confira como foi

Imagem de capa - Detentas se batizam na Cadeia Feminina do estado de Roraima

No final do mês passado, a Cadeia Pública Feminina de Boa Vista (CPFBV), no estado de Roraima, recebeu mais uma ação especial organizada pelo programa social Universal nos Presídios (UNP). O evento incluiu um batismo nas águas e a celebração da Santa Ceia, direcionados às detentas da unidade.

Momento sempre especial

  • Essa não foi a primeira vez que o momento aconteceu na unidade prisional, mas manteve a mesma importância dos anteriores.
  • A ação teve duração de duas horas, das 9h às 11h, reunindo 24 voluntários comprometidos com a iniciativa.
  • No total, 200 detentas participaram, das quais 19 delas se batizaram, marcando um momento de fé e reflexão em suas vidas.

A mensagem de fé e reconciliação

“De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus.” 2 Coríntios 5:20

A mensagem de fé teve como propósito levar cada detenta à reflexão e, sobretudo, reconciliação com Deus, ensinamento compartilhado com base nas Escrituras Sagradas em 2 Coríntios.

Com isso, foi destacado que muitas delas já ouviram a Palavra anteriormente e algumas já até tiveram a oportunidade de servir a Deus, mas, ao longo da vida, acabaram se afastando, seja por culpar a Deus pelas situações que as levaram até ali ou seja por não conseguirem se perdoar, acreditando não serem dignas do Seu amor.

Nesse sentido, a mensagem ressaltou ainda que a reconciliação começa quando a pessoa decide perdoar aqueles que a feriram, depois perdoar a si mesma e, finalmente, se reconciliar verdadeiramente com Deus.

Ademais, foi enfatizado também que, embora muitas carreguem a culpa por estarem na prisão, Deus não rejeita quem se aproxima dEle com um coração sincero.

Impacto sobre as detentas  

O Pastor Lindomar Oliveira, responsável pelo trabalho evangelístico da UNP no estado de Roraima, conduziu o momento. Ele disse:

  • “Elas se entregaram, se arrependeram, se reconciliaram e pediram perdão. O evento foi tão forte que as diversas mulheres tomaram a decisão de se batizar nas águas. Foi um dia em que muitas delas estavam com o coração amargurado, triste, mas se voltaram para Deus.”
  • “Inclusive, foi tão forte que a diretora do presídio, juntamente com a secretária que estava lá, solicitaram para fazer essa ação em todos os presídios. Foi muito abençoado”, finalizou ele. 

O que disse quem esteve presente

Vale ressaltar que a ação foi importante não apenas para as detentas, como também para aqueles que estiveram presentes durante o momento para ajudar. Um dos voluntários da UNP presentes, José Valter Carvalho, compartilhou sua experiência:

  • “É muito importante estar presente na realização desse trabalho com as reeducandas, pois muitas delas já foram esquecidas até mesmo por seus familiares. Levar a Palavra é uma forma de mostrar que, embora seus familiares possam tê-las esquecido ou abandonado, o Senhor Jesus jamais abandona.”

Anote

Portanto, para saber mais sobre as ações que a Universal promove no País e em todo o mundo, clique aqui. Inclusive, seja um voluntário. Dessa forma, procure uma igreja mais próxima e converse com o pastor.

Seja um patrocinador

A saber, você também pode ajudar esse trabalho fazendo uma doação por meio de Pix. Logo em seguida, a Universal destinará sua contribuição às obras sociais realizadas em todo o país.

Clique aqui e você será direcionado (a) para a página de doação.

App da Bíblia Fiel Comentada

Por fim, acompanhe o versículo mencionado nesta matéria diretamente no app da Bíblia Fiel Comentada. Para isso, basta baixar agora mesmo e aproveitar todos os recursos, a qualquer hora e em qualquer lugar, de forma prática e acessível pelo seu celular.

Android – Clique aqui e faça o download agora!

IOS – Clique aqui e faça o download agora!

imagem do author
Colaborador

Débora Picelli / Fotos: Cedidas pelo Mídia - UNP Roraima