Depressão: o desespero da alma
Mais de 300 milhões de pessoas sofrem com essa doença em todo o planeta. Só no Brasil, são 11 milhões de pacientes. Entenda
A depressão tem dilacerado vidas em todo o mundo. Conhecida como a “doença da alma”, ela é hoje um dos maiores problemas de saúde pública, não faz distinção de classe social nem status, afeta crianças, adultos, anônimos e famosos.
Para se ter uma ideia, mais de 300 milhões de pessoas sofrem com essa doença em todo o planeta, praticamente a mesma população dos Estados Unidos. Só no Brasil, são 11 milhões de pacientes.
Pesquisas de universidades renomadas de várias partes do mundo comprovam que as mulheres, em comparação com os homens, têm o dobro de chances de ter depressão. Os motivos são diversos: questões sociais, acúmulo de tarefas, maior vulnerabilidade ao estresse e à violência, oscilações hormonais.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão já é a principal causa de incapacitação e queda de produtividade, uma vez que os casos aumentaram quase 20% na última década.
Só no Brasil, a Previdência Social registrou 75 mil afastamentos, número que representa 37,8% de todas as licenças médicas motivadas por transtornos mentais.
Sensação de vazio
O Bispo Edir Macedo, em texto publicado em seu blog, explica que a depressão é o estado de desespero da alma. “A sensação de vazio profundo é a maior dor do depressivo. Os sintomas da depressão começam com a dúvida, em seguida vêm o medo, o vazio, a tristeza profunda, a agonia e por aí afora.”
Infelizmente, muitas pessoas ainda não conseguem enxergar que a depressão é um problema espiritual. Mas, o depressivo só conseguirá se libertar desse mal quando entender isso.
Ela não enxergava um futuro
A analista Juliana Caruso Trigo sabe muito bem o que é isso, pois em um determinado momento de sua vida enfrentou esse problema.
Segundo conta, ela teve uma infância muito boa e uma ótima relação com os pais, mas a depressão fez um estrago muito grande na vida dela.
Inclusive, foi uma das causas da morte da mãe dela. Para piorar ainda mais a situação, um ano e meio depois, o pai de Juliana também faleceu.
Ela, então, ficou ainda mais deprimida, sem enxergar um futuro. Conforme explica, após várias tentativas de resolver o problema – sem solução – uma tia a convidou para ir à Universal.
Clique nesse link (resolve na Universal) e assista o vídeo com o relato completo de Juliana e saiba o que aconteceu com ela após esse episódio. E caso precise de ajuda, siga os passos no site.
Sessão do Descarrego
Exatamente para ajudar essas pessoas, a Universal reservou um dia especial para combater esse grande mal: a sexta-feira, na Sessão do Descarrego.
No Templo de Salomão, ela acontece às 10h e 15h. Especialmente ao meio-dia e às 20h, é feito um trabalho para combater a depressão. Participe!
O Templo de Salomão fica localizado na Avenida Celso Garcia, 605, Brás, em São Paulo. Você também pode visitar a Universal mais próxima de sua casa (consulte o endereço).
(*) Com informações da série especial “Venci a Depressão”, do Jornal da Record
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo