UNP inicia mais um curso de serralheria para detentos em Quirinópolis (GO)
Capacitação oferece conhecimento técnico e perspectiva de reinserção social. Saiba mais
O programa social Universal nos Presídios (UNP) deu início à terceira turma do Curso de Serralheria na Unidade Prisional Regional de Quirinópolis, no estado de Goiás, região Centro-Oeste do país. As aulas abordam o uso de ferramentas, corte, dobra, soldagem, além de noções de planejamento e empreendedorismo.
Por que isso é importante
A iniciativa reforça o compromisso com a dignidade, a capacitação e a geração de novas oportunidades para os detentos.
Inclusive, devido ao sucesso das primeiras etapas, a unidade demonstrou grande interesse em ampliar o projeto, oferecendo a todos a oportunidade de adquirir uma profissão digna.

Sobre o curso de serralheria
- O curso terá duração de cinco meses;
- A previsão de conclusão é para março de 2026;
- Serão 15 aulas, totalizando 45 horas de carga horária;
- Vinte detentos estão sendo beneficiados;
Ensinamento verdadeiramente importante
Em meio a cada aula, é compartilhada a palavra de fé, levando esperança a cada coração, pois a fé renova forças e aponta um novo caminho.
Inclusive, mais do que ensinar uma técnica, são semeados valores, encorajamento e a certeza de que a transformação começa de dentro para fora.

Quem está compartilhando conhecimento
Em suma, professor Rogério Gertrudes da Silva, que está atuando como instrutor do Curso de Serralheria na Unidade Prisional de Quirinópolis – GO, disse:
- “Tem sido profundamente motivador ver o empenho de cada um. Eles colocam o coração no que fazem, demonstram interesse, dedicação e, acima de tudo, propósito, mesmo sem se prenderem ao tempo, mas ao processo.”
- “Tenho visto homens se abrirem, compartilharem seus complexos, fraquezas e pecados. Muitos têm vivido um encontro verdadeiro com Deus, que tem nos levado ao batismo. Sem dúvida, essa é uma das maiores experiências que o curso proporciona, talvez a maior delas.”
- “O próprio tema do curso expressa nossa missão: fé, educação e capacitação. Temos ensinado que nada adianta adquirir todo o conhecimento externo, conhecer o mundo inteiro e ainda assim perder a própria alma. Essa verdade tem gerado uma motivação profunda, não apenas nos alunos, mas também em nós, instrutores e voluntários.”
Nesse ínterim, ele completou:
- “É glorioso testemunhar que sim, é possível recomeçar. Como prova disso, temos o exemplo de um rapaz que participou de um de nossos cursos, recebeu sua liberdade e hoje vive em uma cidade do interior do Rio Grande do Sul, exercendo a profissão que aprendeu aqui. Esse trabalho reafirma que quando a fé caminha junto com a educação e a capacitação, vidas são restauradas, destinos são transformados e portas se abrem para um futuro digno e cheio de esperança.”
O que disse o Pastor
De acordo com o Pastor Márcio Silva, responsável pelo trabalho evangelístico da UNP no estado de Goiás, promover cursos dentro das penitenciárias tem como objetivo capacitar, restaurar a dignidade e gerar novas perspectivas de vida para pessoas privadas de liberdade.
- “A importância vai além da qualificação profissional: os cursos despertam esperança, fortalecem a autoestima e mostram que é possível recomeçar com trabalho honesto e propósito.”
- “Quando aliados ao apoio espiritual, eles alcançam o interior do ser humano, promovendo transformação de caráter, mudança de mentalidade e preparando o reeducando para uma reinserção social mais justa e consciente.”
Leia também
UNP reconhece o trabalho dos policiais penais em ação especial
Voluntários da UNP percorrem cerca de 10 horas para levar ajuda a presídios de Tabasco, no México
Anote
Portanto, para saber mais sobre as ações que a Universal promove no País e em todo o mundo, clique aqui.
Seja um voluntário. Dessa forma, procure uma igreja mais próxima e converse com o pastor.
Seja um patrocinador
A saber, você também pode ajudar esse trabalho fazendo uma doação por meio de Pix. Logo em seguida, a Universal destinará sua contribuição às obras sociais realizadas em todo o país.
Clique aqui e você será direcionado (a) para a página de doação.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo