O que você mais precisa nesta virada de ano?
Caminhada da Fé reflete sobre o vazio da alma e mostra que nem sucesso, nem dinheiro são capazes de trazer a verdadeira felicidade
A transmissão da “Caminhada da Fé, rumo ao Getsêmani” desta sexta-feira (12), começou levantando a seguinte questão:
“O que você mais precisa nesta virada de ano?”
Em entrevista na Avenida Paulista, na cidade de São Paulo, diversas pessoas disseram necessidades materiais, enquanto outras citaram necessidades intangíveis, como afeto e amor.
Mas será que é realmente disso que o ser humano precisa para ser completo?
Entenda:
“Tudo quanto desejaram os meus olhos não lhes neguei; nem privei o meu coração de alegria alguma, pois o meu coração se alegrou por todo o meu trabalho, e essa foi a recompensa de todo o meu trabalho. E, quando me volvi para contemplar todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também o trabalho que eu, trabalhando, tinha feito, eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento, e proveito nenhum havia debaixo do sol.”
O homem mais sábio e rico da história, o Rei Salomão, teceu essas palavras, mostrando que qualquer coisa desta vida é incapaz de preencher totalmente a alma humana.
“No fim da vida, Salomão reconheceu que tudo era vaidade. E, talvez, você esteja assim: depois de perseguir tantas coisas, encontrou apenas o vazio. Está sem vontade de viver”, refletiu o Bispo Renato Cardoso.
“O ser humano acha que sabe o que é melhor para si, por isso busca conquistas materiais e o sucesso. Mas somente Deus sabe o que realmente precisamos. Por isso é tão importante alinhar a nossa vontade com a vontade de Deus para ser feliz de fato”, acrescentou o Bispo Adilson Silva.
O médico Renerson dos Santos viveu exatamente esta situação: tinha fama, dinheiro, sucesso material e, mesmo assim, tentou o suicídio, tamanha era a angústia que o corroía.
A vida dos sonhos: será?

“Sou cirurgião-dentista, traumatologista. Meu currículo profissional tem mais de 100 páginas, conquistei todos os sonhos que uma pessoa pode ter. Mas o meu sucesso foi a minha maior derrota”, afirma Renerson.
Ele queria sempre mais recursos, dinheiro, status, poder. Dava tudo de material para esposa. Por outro lado, mal falava com ela e a filha. “Ela reclamava e eu dizia que reclamava de barriga cheia, pois dava tudo para ela. Eu me tornei soberbo. Achava que nada nem ninguém podia me parar. Mas, mesmo tendo tudo, eu não me sentia feliz. Entrei em depressão, nada preenchia o vazio da minha alma”, admite.
Dores no corpo e na alma:

O excesso de trabalho cobrou seu preço. Renerson adoeceu fisicamente também. Engordou, sofreu um infarto, por um período perdeu o movimento das pernas. Apesar disso, mantinha as aparências nas redes sociais. “As pessoas achavam que eu tinha a vida perfeita, mas a verdade é que eu não tinha paz para nada. Uma vez comprei um carro, para tentar encontrar alegria. Saí da concessionária dirigindo o carro e chorando.”.
O planejamento do suicídio e a luz no fim do túnel:
O que para outras pessoas parecia ser um sinal de sucesso, para Renerson era o planejamento de seu fim. Ele foi convidado para palestrar em um congresso da sua área, mas só conseguia pensar em como tirar sua vida. “Não quis ninguém da minha equipe no mesmo quarto. Também escolhi o quarto no último andar do hotel, pois planejava pular da janela. Escrevi uma carta de despedida para minha filha e liguei a TV. Estava passando um programa do Templo de Salomão. Aquilo me fez parar”, conta.
A verdade é que ele já havia conhecido a fé na infância, mas a busca pelo sucesso e o vaidade o cegou. No dia seguinte, ele foi ao Templo de Salomão iniciar uma nova jornada com Deus. “E quando voltei para Goiás, me desliguei dos conteúdos do mundo, comecei a me alimentar da fé e participei da Fogueira Santa.
Não pedi nada material, só pedi o Espírito Santo, a mudança do meu interior. Foi a minha maior entrega e o que recebi de mais maravilhoso. Foi a maior honra da minha vida. Hoje possuo um sorriso na alma, tenho alegria verdadeira e quero levar isso às pessoas” afirma.
A verdadeira alegria:

Por isso, o foco desta Fogueira Santa é solucionar o vazio da alma. Pois, como mostra a história de Renerson, nem todo dinheiro do mundo pode preenchê-la.
“Ele era um sucesso profissional, mas um fracasso espiritual. E eu faço um desafio para você que está assim: tem tudo, mas sente que alguma coisa falta, algo que nada material preenche. Esteja neste domingo no Templo de Salomão ou na Universal mais próxima de você. Não venha para buscar uma religião, mas um encontro com Deus. Pois, quando a alma é preenchida, o vazio desaparece. Tudo volta a ter sentido, e você passa a ter alegria de viver”, concluiu o Bispo Renato.
Assista ao programa na íntegra:
Acompanhe a Caminhada da Fé:
A “Caminhada da Fé” acontece ao vivo de segunda a sexta, às 22h30. Assista para fortalecer sua fé e entender o real significado da Fogueira Santa. Ela é transmitida por meio da TV Templo (canal 10.1 na região da capital paulista), pela Rede CNT, pelo Canal 21, pelo UNIVER Vídeo, pela Rede Aleluia ou pelas redes sociais (Youtube e Facebook).
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo