Tire o rei da barriga e dê sentido à sua vida

Saiba como o ego inflado cega seus olhos para o verdadeiro Soberano

Imagem de capa - Tire o rei da barriga e dê sentido à sua vida

Por que tantos homens ainda se perdem em atitudes equivocadas? Muitos carregam dentro da “barriga” um “rei” que não passa de uma ilusão: o ego inflado. Essa postura tem raízes históricas: desde os tempos antigos, o homem foi moldado para lutar, conquistar e proteger. Essa mentalidade foi passada de geração em geração e influencia todas as áreas da vida, desde a carreira aos relacionamentos. Contudo o problema é quando o homem potencializa essas atitudes, acreditando que pode fazer tudo sem ser responsabilizado.

Grave erro

É claro que todos podem buscar e ter realizações pessoais, mas, quando o desejo de conquista ultrapassa os limites saudáveis, é bom ter cuidado. Há homens que passam a cobiçar o que pertence ao outro, movidos por um impulso insaciável. A Bíblia nos mostra isso na história de Davi, rei de Israel, que, mesmo tendo poder, vitórias e esposas, desejou Bate-Seba, mulher de outro homem. Seu ego o cegou, levando-o a cometer um grave erro.

Visão distorcida

O alerta permanece atual, pois vários homens ainda agem como se fossem soberanos absolutos inquestionáveis. A sociedade reforça essa ideia, incentivando uma cultura de competição e conquista desenfreada, especialmente no campo afetivo. Há quem colecione relacionamentos como troféus, consuma pornografia ou mantenha atitudes desrespeitosas, mesmo estando em um compromisso. Tudo isso perpetua uma visão distorcida e superficial da masculinidade.

Coisas de homem

Muitos justificam que esses comportamentos “são coisas de homem”, mas a Palavra de Deus é clara: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam” (1 Coríntios 10:23). Sobre isso, o Bispo Edir Macedo aconselha o seguinte na
Bíblia Fiel Comentada: “Ao invés de perguntar se pode ou não fazer isso ou aquilo, o cristão deve se perguntar se o que pretende fazer, além de contribuir para a própria fé, não escandalizará o seu semelhante. Tendo essa resposta, ele saberá se está honrando ou desonrando a Deus”.

Verdadeiro homem de fé

O fato é que mesmo quem se diz cristão precisa refletir se está vivendo conforme os ensinamentos bíblicos ou apenas carregando um título vazio. O verdadeiro homem de Deus é aquele que reconhece seus limites e se submete à Vontade dEle. Por outro lado, o ego, quando colocado no trono do coração, conduz à solidão, à perda de propósito e pior: Deus não encontra espaço para agir em seu interior. Por isso, é urgente reconhecer o verdadeiro Rei: O Espírito Santo. Só Ele pode transformar o coração e dar sentido à vida.

Saiba mais

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Foto: montagem sobre gettyimages