Forte terremoto atinge o leste do Afeganistão

O epicentro aconteceu a uma profundidade de 8km. Saiba mais

Imagem de capa - Forte terremoto atinge o leste do Afeganistão

No dia 31 de agosto, um terremoto de magnitude 6 ocorreu no leste do Afeganistão. Sobe para mais de 1,1 mil o número de mortes, 3,2 mil pessoas ficaram feridas e cerca de 8 mil construções foram destruídas.

Terremoto no Afeganistão:

  • O epicentro aconteceu a uma profundidade de 8km – quanto mais na superfície, mais danoso é o sismo -, na província de Nangarhar.
  • O país da região do Oriente Médio está localizado sobre falhas geológicas das placas tectônicas indiana e eurasiana. O abalo pôde ser sentido até mesmo em Islamabad, no Paquistão.
  • Além disso, vale lembrar que o Afeganistão já enfrentava muitos entraves sociais, como a tomada do controle, em agosto de 2021, pelo grupo fundamentalista Talebã, só reconhecido pela Rússia.
  • Apesar disso, há uma mobilização da população e de autoridades no apoio a quem precisa. Agora, espera-se ajuda internacional.
  • As informações são de que lugarejos foram completamente atingidos. Infelizmente, as construções tendem a ser inapropriadas para a ocorrência de terremotos, o que eleva as chances de escombros. O relevo é montanhoso, o que, igualmente, dificulta o acesso de ajuda.
  • Acompanhe a reportagem sobre o assunto que foi ao ar pelo Jornal da Record, no dia 1º de setembro:

Nas entrelinhas:

  • Terremotos, segundo a Bíblia, são sinais da rebelião da humanidade contra Deus. Quanto mais próximo do fim, mais intensos e frequentes serão esse sinais.
  • Quando Deus criou o mundo e a humanidade, o intuito dEle não era gerar os problemas que conhecemos: guerras, desastres naturais, doenças, entre outros.
  • Mas, por causa do pecado, ocorreu uma separação entre criação e Criador. Assim, o Senhor Jesus precisou pagar com a própria vida para que esta união pudesse ser restabelecida, com o sacrifício na cruz.
  • Contudo, chegará um momento em que Deus colocará um fim à atuação dos demônios e da maldade humana. Este período é conhecido como a “Grande Tribulação”, que serão os últimos três anos e meio da Terra.

O que a Bíblia diz:

  • Assim, Joel, Daniel, João (em Apocalipse) e Isaías, por exemplo, previram este evento.
  • Só para ilustrar, o profeta Isaías apontou: “Eis que o Senhor esvazia a Terra, e a desola, e transtorna a sua superfície, e dispersa os seus moradores. E o que suceder ao povo, assim sucederá ao sacerdote; ao servo, como ao seu senhor; à serva, como à sua senhora; ao comprador, como ao vendedor; ao que empresta, como ao que toma emprestado; ao que dá usura, como ao que paga usura. De todo se esvaziará a terra, e de todo será saqueada, porque o Senhor pronunciou esta palavra. A Terra pranteia e se murcha; o mundo enfraquece e se murcha; enfraquecem os mais altos do povo da Terra. Na verdade a Terra está contaminada por causa dos seus moradores; porquanto têm transgredido as leis, mudado os estatutos, e quebrado a aliança eterna” (Isaías 24:1-5).
  • Entretanto, é importante acrescentar que Deus garante que haverá um Novo Céu e uma Nova Terra para aqueles que Ele vai salvar.

O que mais você precisa saber:

Este tema é complexo e muito extenso. Porém, é necessário que você busque cuidar da sua alma. Porque, embora o corpo volte para o pó, a sua alma durará para sempre (no Reino Céu ou na condenação eterna).

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: iStock