Dia Nacional do Voluntariado

Entenda a importância da contribuição social espontânea e o seu significado

Imagem de capa - Dia Nacional do Voluntariado

Desde 1985, a Lei de nº 7.352 instituiu o dia 28 de agosto como o Dia Nacional do Voluntariado. A data destaca a importância da contribuição social espontânea, promove o significado das ações à comunidade e manifesta gratidão aos voluntários que abraçam causas relevantes.

Origem do voluntariado

No Brasil, a prática do voluntariado acontece desde a era do Brasil Colônia (1500 a 1822). Na época, o auxílio social era oferecido principalmente por ordens religiosas e instituições ligadas à igreja.

Séculos depois, a partir do ano de 1988, a Lei 9.608 regulamentou e reconheceu a importância da atividade em âmbitos “cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência à pessoa”. Hoje, diferentes entidades – públicas e privadas -, projetos e pessoas físicas exercem o serviço voluntário, motivados pela solidariedade e pelo desejo em fazer o bem.

O papel de um voluntário

Mais do que doar tempo, trabalho ou talento, o papel do voluntário é fundamental quando se trata de suscitar a autoestima, dignidade e, principalmente, a esperança dos beneficiados – seja por meio de uma doação, um serviço comunitário ou simplesmente o oferecimento de uma boa conversa com atenção e escuta ativa. Além disso, a atuação dedicada de um voluntário é transformadora e pode ressignificar vidas.

Há décadas doando vida

Sabendo disso, com a finalidade de contribuir à causa social, há mais de quatro décadas, a Igreja Universal do Reino de Deus dedica recursos em ações beneficentes, oferecendo amparo físico, emocional e, sobretudo, espiritual. Seus grupos e projetos atuam em diferentes cenários, desde comunidades a presídios, abrigos e hospitais, como orienta o Senhor Jesus:

“Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes me ver. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? Ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? Ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes” (Mateus 25.35-40)

Confira algumas das ações recentes realizadas pela Universal

Unisocial

Universal nos Presídios

Universal Socioeducativo

Grupo da Saúde

Anjos da Madrugada

Faça a diferença

A saber, também pode se juntar a um projeto social da Universal e colocar em prática o amor ao próximo ensinado por Deus. Para isso, basta ir até um templo da Universal mais próxima e manifestar o seu interesse a um responsável.

Seja um patrocinador

Ademais, você também pode ajudar esse trabalho fazendo uma doação por meio de Pix. Logo em seguida, a Universal destinará sua contribuição às obras sociais realizadas em todo o País.

Clique aqui e você será direcionado (a) para a página de doação.

A Universal em movimento

Por fim, para se inteirar das atividades voluntárias realizadas pela Universal e seus grupos, acesse a editoria ‘Ações Sociais’ no Portal Universal.org. Além disso, siga a instituição em suas principais redes sociais, clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: iStock