Ela quer ter redes sociais, mas o marido não gosta da ideia
Durante o programa Escola do Amor Responde, os professores Renato e Cristiane Cardoso aconselharam uma aluna sobre o uso de redes sociais. Segundo ela, o marido diz que permite que ela tenha perfis na internet, mas, toda vez que ela pensa em criar um, ele muda de comportamento.
ALUNA – Meu marido diz que posso ter redes sociais, mas, quando falo que vou criar uma conta, ele muda de postura e fica nervoso. Já tivemos alguns deslizes enquanto estávamos juntos e superamos isso. Toda vez que tento entrar no assunto de rede social, ele muda e isso me incomoda. Estou grávida, no último trimestre da gestação, e ele diz que só posso ter redes sociais quando o nosso filho nascer. O que eu devo fazer em relação a essa questão?
CRISTIANE – A questão é: por que as redes sociais são tão importantes para você? Eu imagino que o seu marido tenha tido uma experiência ruim com rede social ou viu alguém ter. Hoje em dia, as redes sociais realmente têm causado grandes danos às famílias, tanto ao relacionamento de casais como ao de pais e filhos. As pessoas estão mais nas redes sociais do que pessoalmente com as outras.
RENATO – Vocês já tiveram um problema no passado e o superaram, mas, provavelmente, a questão envolveu redes sociais.
CRISTIANE – Será que vocês superaram mesmo o problema? Parece que esse é um assunto que sempre volta à tona. Por que você não combina com ele de ter uma única rede social para os dois, com os mesmos acessos, pessoas e curtidas? Você pode combinar isso. Ainda assim, não entendo o motivo de fazer tanta questão de ter uma rede social.
RENATO – Isso acaba acendendo uma luz vermelha na cabeça do seu marido, já que vocês tiveram um problema envolvendo isso. Parece que você é jovem e, por isso, já cresceu no mundo das redes sociais, o que lhe dá a falsa impressão de que quem não está na rede social não tem vida, mas isso não é verdade. As redes sociais não existiam até bem pouco tempo atrás. Eu sei que isso é um choque para a geração Z, para os que nasceram com a internet no berço, mas é verdade. Hoje há pessoas que escolhem não ter rede social e olha que interessante: elas sobrevivem e têm uma vida normal – até mais normal do que muitas pessoas que têm rede social. Por isso, nossa orientação é: não faça tanta questão disso, pois o seu marido está inseguro. Não estou dizendo que ele está certo e não sabemos o que houve entre vocês no passado. Entretanto, ao fazer questão de ter redes sociais agora, você cria um problema onde não existe. Por isso, abra mão disso. Aliás, você enviou a sua pergunta por meio de uma rede social: se está usando essa rede sem o conhecimento dele, isso vai lhe causar um problema também. Pense bem, aluna, o que vale mais: algumas curtidas e comentários ou um casamento e uma família? Pese, coloque os dois na balança e descubra qual deles vale mais.
Saiba mais
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo