O poder das palavras no casamento
Na segunda semana do propósito “Combate à vida amorosa sem sabor”, Bispo Renato e Cristiane Cardoso ensinaram sobre as palavras no casamento
Nesta quarta-feira (14), o Templo de Salomão recebeu mais uma noite especial da Terapia do Amor, com a continuação do propósito “Combate à vida amorosa sem sabor”. Durante a palestra, o Bispo Renato Cardoso e sua esposa, Cristiane Cardoso, mostraram como o uso correto das palavras pode temperar a relação e, assim, trazer sabor e harmonia para o casamento.
Palavras que constroem ou destroem:
Baseando-se em Colossenses 4:6, o Bispo lembrou que nossas palavras precisam ser agradáveis e, ao mesmo tempo, temperadas com sal.
“Com a sua palavra, você pode criar um relacionamento abençoado ou matar o sentimento de uma pessoa. Deus colocou dentro de nós o poder da palavra, e precisamos usá-lo para edificar.”
Além disso, Cristiane explicou que não se trata de pensamento positivo. Na verdade, trata-se de crer no poder da palavra.
“Eu ouvi uma palavra, cri nela e mudei. Nada aconteceu na hora, mas tudo começou a mudar porque eu cri.”
Cuidado com o que sai da boca:
O Bispo alertou que, quando estamos frustrados ou nervosos, tendemos a deixar que sentimentos negativos transbordem em palavras que ferem. Por isso, antes de falar, é preciso refletir se vale a pena transmitir aquele sentimento ao outro.
Cristiane reforçou a importância de não usar a cultura ou a criação como desculpa para manter comportamentos que prejudicam o relacionamento.
Clareza evita mágoas:
Um dos pontos centrais da palestra foi a necessidade de clareza nas conversas.
O Bispo explicou que muitos conflitos surgem porque o casal deduz, em vez de perguntar.
“Então, pedir é ato de humildade. E essa falta de saber o que, claramente, está acontecendo com a outra pessoa, deixa muito espaço para mágoa e ressentimentos. E assim, você começa a deduzir coisas, tudo por causa da falta de clareza”.
Cristiane ilustrou que homens e mulheres percebem as coisas de forma diferente, e que as mulheres precisam comunicar claramente o que esperam. Ela também desmistificou a ideia de esperar gestos românticos idealizados:
“Pare de idealizar seu marido como personagem de livro. Pergunte o que deseja ouvir e verá que ele também sabe elogiar.”
O sal na medida certa:
O casal explicou que “temperar” a relação significa usar palavras de forma cuidadosa, evitando indiretas, ofensas e tom rude. Segundo o Bispo, é preciso equilibrar: se falta sal, acrescente carinho e clareza; se há excesso, retire as palavras duras.
Cristiane concluiu:
“Tem que haver um tom de carinho entre vocês. Ser agradável é falar a verdade que resolve.”
Não perca:
O propósito “Combate à vida amorosa sem sabor” continua nas próximas semanas, sempre com ensinamentos práticos para restaurar e fortalecer o relacionamento.
As palestras da Terapia do Amor acontecem às quintas-feiras, às 20h, no Templo de Salomão ou em uma Universal mais próxima. E são abertas a todos que desejam aprender a viver um amor inteligente, com sabor, respeito e prioridades corretas.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo