Temor a Deus em meio às injustiças

O mundo valoriza as riquezas, mas para quem teme a Deus o verdadeiro sucesso é permanecer na fé, O honrando e respeitando

Imagem de capa - Temor a Deus em meio às injustiças

Em um mundo repleto de desigualdades, manter o temor a Deus é uma decisão diária e essencial para quem deseja alcançar e manter a Salvação. No último domingo (27), no Templo de Salomão, o Bispo Renato Cardoso ensinou como Deus valoriza o coração que O respeita, mesmo quando tudo parece injusto.

O temor a Deus é o princípio da sabedoria

A Bíblia afirma: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Provérbios 9:10). Ou seja, sem temor, não há sabedoria para tomar decisões, enfrentar problemas ou construir uma vida abençoada. Muitos erram porque não respeitam a Deus — e acabam culpando-O por suas escolhas erradas. O verdadeiro temor nos leva a ouvir, obedecer e buscar orientação do Alto.

“Respeitar a Deus é respeitar Sua Palavra, Seu tempo, Suas promessas. Quem teme, não murmura. Quem teme, confia, mesmo sem entender. E é nesse caminho que se encontra a sabedoria que transforma, que cura e que salva. Quando tememos a Deus, Ele nos ensina o que fazer, mesmo nas piores situações”, frisou o Bispo.

O mundo é injusto, mas Deus é justo

Vivemos em um mundo corrompido, onde a injustiça parece prevalecer. Asafe, no Salmo 73, reconhece isso quando diz:

“Verdadeiramente bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coração. Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos”

Salmo 73:1-2

“Ele se sentiu tentado ao ver a prosperidade dos ímpios, questionando se realmente valia a pena andar com Deus. Isso mostra que até os mais espirituais podem ser abalados quando confrontados com a aparente vantagem dos que vivem sem temor ao Senhor. Contudo, o levita só conseguiu enxergar a verdade quando entrou no santuário de Deus. Lá, compreendeu o fim dos ímpios e percebeu que a justiça de Deus não falha. O que parece ser sucesso hoje pode se revelar ruína amanhã. O verdadeiro justo não vive pelas aparências, mas pela fé e pelo temor a Deus. Quando mantemos o respeito e a reverência ao Senhor, mesmo quando tudo parece dar errado, estamos construindo uma vida firmada na rocha”, ensinou.

O perigo de comparar e invejar

Asafe confessa ter sentido inveja dos ímpios: “Pois eu tinha inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios” (Salmo 73:3). Isso é ainda mais comum hoje, com as redes sociais mostrando vidas aparentemente perfeitas. Vemos com cada vez mais frequência pessoas sem Deus prosperarem, enquanto quem O serve enfrenta lutas, tentando viver corretamente. Essa comparação é um veneno para a fé, pois gera murmuração e pode levar à queda espiritual.

“O mundo mede sucesso por dinheiro, fama e poder. Conquistam ‘tudo’ neste mundo, mas acabam perdendo a alma. E de que vale isso? Já o sucesso, segundo Deus, é viver em paz com Ele, ter o necessário para viver com dignidade e manter a fé até o fim. Quem teme ao Senhor busca a sabedoria que vem do alto, não vive de aparências, mas de uma fé prática. O sucesso verdadeiro não é ter tudo o que se quer, mas tudo o que precisa com a paz que vem dEle”, refletiu.

Participe:

Aprenda o que significa ter um relacionamento com Deus participando dos encontros dominicais no Templo de Salomão. Os horários são 7h, 9h30 e 18h.

Você também pode ir à Universal mais próxima de sua casa. Veja endereços e horários aqui.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Foto: iStock