Uma nova profissão
Universal nos Presídios forma 22 detentos em curso de pedreiro
No dia 27 de junho, 22 detentos se formaram no curso básico de pedreiro, realizado na Penitenciária ll de Gália, em São Paulo.
O curso profissionalizante foi promovido por meio de uma parceria entre o programa social Universal nos Presídios (UNP) e a Faculdade Noroeste (FAN).
Mais sobre o curso
O curso durou quatro semanas e totalizou 24 horas de aulas. Nele, os alunos fizeram nove módulos: introdução à profissão, ferramentas e materiais, materiais de construção, interpretação de projetos, organização do canteiro de obras, fundações, alvenaria, revestimentos e noções de impermeabilização.
O professor João Dias Neto, que ministrou as aulas, relatou sua experiência: “Esse trabalho é essencial para a ressocialização deles. Com o aprendizado, eles sairão do sistema prisional podendo recomeçar suas vidas, fazendo a escolha certa e conhecendo a Palavra de Deus. A capacitação profissional os ajuda a ter uma perspectiva de vida diferente”.
Já o Pastor Josué Costa Ramos, responsável pela UNP na região, conta que, utilizando o aprendizado que receberam, os alunos poderão retornar para suas famílias como pessoas transformadas e dispostas a reconstruírem a vida de maneira digna e honesta.

Mensagem de fé
O Pastor Ramos explica que, além das aulas técnicas, os detentos também ouviram a Palavra de Deus e que é necessário abandonar o passado (incluindo mágoas e culpa) para que possam construir um futuro melhor. “Todos estamos sujeitos a errar, mas Deus nos dá o direito de recomeçar, a partir do momento que há arrependimento. Deus ouve a súplica de cada um que é feita com sinceridade. Muitos não têm paz e estão angustiados, então, levamos a eles o alívio e a paz por meio da Palavra de Deus.”
Saiba mais
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo