Uma nova profissão

Universal nos Presídios forma 22 detentos em curso de pedreiro

Imagem de capa - Uma nova profissão

No dia 27 de junho, 22 detentos se formaram no curso básico de pedreiro, realizado na Penitenciária ll de Gália, em São Paulo.

O curso profissionalizante foi promovido por meio de uma parceria entre o programa social Universal nos Presídios (UNP) e a Faculdade Noroeste (FAN).

Mais sobre o curso

O curso durou quatro semanas e totalizou 24 horas de aulas. Nele, os alunos fizeram nove módulos: introdução à profissão, ferramentas e materiais, materiais de construção, interpretação de projetos, organização do canteiro de obras, fundações, alvenaria, revestimentos e noções de impermeabilização.

O professor João Dias Neto, que ministrou as aulas, relatou sua experiência: “Esse trabalho é essencial para a ressocialização deles. Com o aprendizado, eles sairão do sistema prisional podendo recomeçar suas vidas, fazendo a escolha certa e conhecendo a Palavra de Deus. A capacitação profissional os ajuda a ter uma perspectiva de vida diferente”.

Já o Pastor Josué Costa Ramos, responsável pela UNP na região, conta que, utilizando o aprendizado que receberam, os alunos poderão retornar para suas famílias como pessoas transformadas e dispostas a reconstruírem a vida de maneira digna e honesta.

Mensagem de fé

O Pastor Ramos explica que, além das aulas técnicas, os detentos também ouviram a Palavra de Deus e que é necessário abandonar o passado (incluindo mágoas e culpa) para que possam construir um futuro melhor. “Todos estamos sujeitos a errar, mas Deus nos dá o direito de recomeçar, a partir do momento que há arrependimento. Deus ouve a súplica de cada um que é feita com sinceridade. Muitos não têm paz e estão angustiados, então, levamos a eles o alívio e a paz por meio da Palavra de Deus.”

Saiba mais

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Débora Picelli / Fotos: Cedidas