Genoma Humano Sintético (SynHG): o DNA humano criado do zero

O financiamento vem de uma organização chamada Wellcome. Saiba mais

Imagem de capa - Genoma Humano Sintético (SynHG): o DNA humano criado do zero

Cientistas britânicos iniciaram o projeto Genoma Humano Sintético (SynHG), que tem como intuito criar um DNA humano do zero. O financiamento vem de uma organização chamada Wellcome, fundada por Sir Henry Wellcome, em 1936.

O que é o Genoma Humano Sintético (SynHG):

  • A ideia dos pesquisadores é produzir cromossomos completamente sintéticos. Com isso, o objetivo é construir sequências de DNA artificialmente. A iniciativa está sendo conduzida pelo professor Jason Chin, do Laboratório de Biologia Molecular do MRC.
  • Há, por exemplo, técnicas para a edição genética como a CRISPR (Clustered Regularly Interspaced Short Palindromic Repeats). Porém, nada comparado com o que o SynHG pretende fazer.
  • Assim, a expectativa dos idealizadores é que em um futuro próximo seja possível gerar células resistentes a vírus ou a operacionalização mais segura de transplante de órgãos, entre outras aplicações.
  • “Estamos utilizando IA generativa de ponta e tecnologias avançadas de montagem robótica para revolucionar a engenharia de cromossomos sintéticos em mamíferos. Nossa abordagem inovadora visa desenvolver soluções transformadoras para os desafios sociais urgentes da nossa época, criando um futuro mais sustentável e saudável para todos”, defendeu o professor Patrick Yizhi Cai.
  • Porém, o assunto é polêmico. Pois, o conhecimento poderá ser utilizado para o mal, o que acende o alerta de especialistas contrários à ideia. Resta, igualmente, saber como esse DNA artificial se relacionará com o natural.
  • As informações são da Universidade de Manchester, no Reino Unido.

O que notar:

  • É irônico que quanto mais a ciência e a tecnologia se desenvolvem, mais problemas surgem na sociedade.
  • De um lado, o conhecimento humano trouxe diversos benefícios para a vida neste planeta. Do outro, parece que o limite do “adequado” já foi ultrapassado.
  • Só para ilustrar, o uso de agrotóxicos em alimentos ajuda a eliminar pragas. Entretanto, produtos como o glifosato, que pode ser utilizado em lavouras, danificam o DNA humano.
  • Além disso, o Universal.org noticiou como a Inteligência Artificial tende a se voltar contra os seres humanos em um futuro próximo.
  • A pergunta que fica é: até onde vai a ganância humana em busca de dinheiro e poder? Governos e corporações são capazes de instalarem até mesmo guerras e prejudicar a humanidade inteira em troca desse “trono”.
  • O profeta Daniel nos antecipa que, nos últimos 3 anos e meio do planeta Terra, o anticristo, já estabelecido como líder mundial, sofrerá uma oposição. E, como consequência, haverá uma gigantesca guerra que se misturará com as catástrofes naturais que assolarão o mundo no tempo do fim (Daniel 11), até que venha o Juízo Final de Deus.
  • Portanto, é no mínimo prudente que você busque saber o que a Bíblia fala a respeito dos últimos tempos da vida aqui e entenda como isto interfere em sua vida. Para conhecer mais, confira o livro “A Terra vai pegar fogo“, de autoria do Bispo Renato Cardoso.

Leia também:

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: iStock