Caravana da FJU em Israel retorna em segurança ao Brasil

Após dias de incerteza, grupo chega à Jordânia e se prepara para o embarque

Imagem de capa - Caravana da FJU em Israel retorna em segurança ao Brasil

A Caravana da Força Jovem Universal (FJU) Brasil que estava em Israel desde o dia 6 de junho começou nesta segunda-feira (23) o retorno ao Brasil. O grupo, que deveria embarcar de volta no dia 14, teve os planos alterados após o início de um novo conflito armado no país, que levou ao fechamento do espaço aéreo israelense.

Desde então, os peregrinos permaneceram em segurança na região da Galileia — considerada uma das áreas mais protegidas do país — conforme explicou o Bispo Celso Junior ao Bispo Renato Cardoso, durante o programa Inteligência e Fé, exibido no dia 16.

“Nós estamos no local mais seguro de Israel. Estamos na Galileia, onde é menos perigoso. Passamos os dias tranquilos, fazemos reuniões, comemos e, à noite, entramos no bunker”, relatou o Bispo Celso. “A gente sempre fala: ‘Tá na guerra?’ Aqui nós estamos literalmente na guerra”, completou.

Durante a entrevista, ele também compartilhou uma reflexão que marcou os dias de espera:

  • “O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta vem de Deus. Todos tinham planos de voltar ao Brasil — muitos trabalham, estudam — e tudo foi mudado, porque só Deus sabe do nosso futuro. Aqui aprendemos muito. Pois, quando vamos para um bunker, temos que deixar tudo; não podemos levar nada. Então, isso nos ensina que o mais importante é cuidar da nossa salvação. O resto, Deus proverá. É como no deserto: um maná por dia. Portanto, estamos aprendendo isso na prática.”

Chegada à Jordânia

Assim, com os voos suspensos em Israel, foi necessário encontrar alternativas seguras para o retorno. Após negociações e mobilização da organização da caravana, o grupo conseguiu cruzar a fronteira terrestre e chegou em segurança à Jordânia nesta segunda-feira. De lá, os participantes seguirão de volta ao Brasil.

Lições de fé e confiança

No entanto, durante os dias de permanência forçada na Terra Santa, os participantes viveram experiências intensas de fé, aprendizado e comunhão. Um relato emocionante foi compartilhado nas redes sociais da Universal Tours e Josi Boccoli, reforçando a convicção de que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (Romanos 8:28).

  • “Planejamos, idealizamos, sonhamos com esse grupo e cada detalhe dessa peregrinação. Quando a guerra começou, entendemos um pouco… Estávamos, pela primeira vez, encerrando um grupo na Galileia — o local mais seguro para estarmos durante essa guerra”, diz o relato.
  • “Readaptamos tudo. Achávamos que não havia ficado bom, mas seguimos a direção do Espírito Santo. E agora vemos que tudo estava nos planos dEle.”

Confira a publicação na íntegra:

Além disso, os participantes Samuel e Vitória, compartilharam seus testemunhos. Cada experiência é  parte de uma jornada que ultrapassou o turismo e se tornou um verdadeiro exercício de fé e dependência de Deus. Confira:

Depoimento Vitória:

Depoimento Samuel:

imagem do author
Colaborador

Redação/ Fotos: Reprodução Instagram