Você é produtivo ou só está ocupado demais?

Ter metas claras, prazos definidos e uma rotina organizada aumenta suas entregas e melhora sua qualidade de vida

Imagem de capa - Você é produtivo ou só está ocupado demais?

A maioria dos profissionais e empreendedores vive, hoje, uma verdadeira batalha contra o tempo. As demandas surgem em ritmo acelerado ao longo do dia, enquanto as horas parecem escapar pelas mãos, muitas vezes sem permitir o mínimo: tomar água com tranquilidade, ir ao banheiro ou fazer uma refeição adequada.

Esse tipo de rotina, marcada pelo acúmulo excessivo de tarefas, além de ser improdutiva, também é prejudicial à saúde. Ela está diretamente associada a problemas como esgotamento, ansiedade, estresse e diversas outras consequências negativas. Trabalhar é, sem dúvida, necessário, mas a forma como você faz isso pode transformar completamente seus resultados e sua qualidade de vida.

Desmistificando a produtividade

Muitas vezes, a produtividade é confundida com a quantidade de entregas ao longo do dia ou com a habilidade de realizar várias tarefas simultaneamente. No entanto essas interpretações acabam levando muitas pessoas ao erro. “Produtividade é viver com intenção. Não se trata de fazer mais, mas de fazer o que importa. É alinhar energia, tempo e foco com os seus objetivos. É quando você está presente no que está fazendo e entende que ser produtivo é gerar resultado com propósito e não apenas entregar volume”, explica Fernanda Tochetto, psicóloga e treinadora comportamental.

Entre os mitos mais comuns sobre o tema, ela destaca a crença de que estar sempre ocupado é sinal de produtividade e que ser produtivo exige sacrifícios constantes, como dormir pouco, abrir mão do lazer ou viver em função do trabalho.

Na realidade, esse tipo de pensamento apenas sobrecarrega o indivíduo e, a longo prazo, compromete o seu desempenho. Produtividade sustentável é aquela que respeita os limites individuais, prioriza o que importa e promove equilíbrio. “Não é sobre fazer tudo, é sobre saber o que deixar de lado. E mais: produtividade não é talento, é método”, diz Fernanda.

Comece pela organização

Uma pessoa que vai ao mercado sem uma lista em mãos corre o risco de comprar itens desnecessários ou, o que é pior, esquecer algo essencial e precisar voltar correndo depois. Esse exemplo simples ilustra bem a importância da clareza na produtividade. Quando sabemos o que precisa ser feito e quando deve ser entregue, conseguimos planejar melhor nossas ações ao longo dos dias ou delegá-las, quando for o caso.

“Faça uma auditoria das suas tarefas, identifique o que é urgente, importante e o que pode ser delegado ou eliminado. Eu sempre digo que não existe milagre na produtividade, existe alinhamento. O alinhamento é entre o que você quer, o que você faz e o que você precisa deixar de fazer”, orienta Fernanda.

Essa mudança de comportamento não acontece da noite para o dia, portanto é preciso paciência, autoconhecimento e perseverança. “A produtividade é uma escolha que começa na mente. A forma como você se vê impacta diretamente nos seus resultados. Se você acredita que nunca tem tempo, essa será sua realidade. Mas, se você começa a treinar sua mente para foco, clareza e consistência, você muda sua performance”, afirma.

Mais energia, mais resultado

As mudanças de mentalidade e de comportamento também devem ser seguidas de boas escolhas relacionadas à saúde. É impossível uma pessoa ter um bom dia de trabalho se estiver cansada, sem se alimentar ou com alguma dor. Uma pesquisa da Universidade da Califórnia chegou à conclusão de que um profissional feliz pode ser 31% mais produtivo e três vezes mais criativo.

“É preciso aprender a escutar o próprio corpo, respeitar seus limites e entender que descansar também é parte do processo. No nosso ecossistema, temos uma máxima: ‘Mais energia, mais resultado’. E energia não se constrói sem autocuidado. Rotina, sono de qualidade, alimentação e pausas regenerativas fazem parte da performance”, conclui.

Saiba mais:

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Cinthia Cardoso / Foto: M.VENTER-YAPR/getty images / Arte: Edi Edson