Se você esconde a sua vida financeira do seu parceiro (a), precisa ler isto

O problema sutil pode desgastar um relacionamento. Saiba como blindar seu casamento

Imagem de capa - Se você esconde a sua vida financeira do seu parceiro (a), precisa ler isto

Uma promoção, uma roupa barata, um perfume com 10% de desconto ou qualquer outro produto que esteja mais barato faz brilhar os olhos dos consumidores que, muitas vezes, não se controlam e acabam gastando o que não deviam, parcelando em 10 vezes sem juros ou, na pior das hipóteses, gastando o dinheiro que era destinado às contas do mês.

O consumo, no entanto, se torna algo ruim, quando casais decidem gastar sem comunicar o parceiro, ou, quando comunicam, não informam quanto, de fato, gastou.

Recentemente, pesquisadores norte-americanos divulgaram um estudo que dizia que 20% dos casais americanos entrevistados escondem a vida financeira do parceiro. Isto é, não informam exatamente quanto ganham ou gastam.

Renato e Cristiane Cardoso abordaram o tema um de seus programas “A Escola do Amor Responde”. Para Renato, esconder o que compra também faz com que casais percam a confiança.

“Sem perceber, eles vão minando a confiança um do outro, porque quando coisas assim são descobertas, tudo fica em cheque e se torna uma interrogação”, alertou Renato.

Além disso, ele também destacou que esconder a vida financeira é algo tão sério quanto a mentira.

“Há pessoas que estão pagando dívidas e o parceiro não tem consciência disso, pois não foi comunicado. Isso é muito sério, é como uma mentira!”, pontuou Renato.

Cristiane, por sua vez, destacou ainda que, diferentemente do namoro, no casamento deve haver total transparência. “Casamento não é namoro. No namoro vocês estão vivendo duas vidas separadas. No casamento, você se comprometeu a viver com a pessoa e compartilhar a vida toda”, disse Cristiane.

Para eles, a solução para o problema é voltar à transparência. “Um dos princípios de um casamento blindado é a transparência em tudo. Há uma concordância em tudo, ainda que possuam uma conta separada. Se vão comprar algo, o parceiro deve saber. É preciso voltar às raízes para que haja transparência e concordância, mesmo que o outro não trabalhe”, concluiu Renato. 

Tire suas dúvidas

Possui alguma dúvida sobre a vida de solteiro, casado ou viúvo? Envie sua pergunta aos professores Renato e Cristiane Cardoso, clicando aqui.

 

imagem do author
Colaborador

Rafaela Dias / Foto: iStock