Cansou de ser bonzinho? Cuidado!
Alguma vez você já se percebeu com um cansaço emocional, espiritual ou até moral, a ponto de se sentir cansado de ser o bom-moço ou a boa-moça, de fazer o que é justo e correto? Esse tipo de estafa é mais comum do que você imagina e pode atingir qualquer um e a qualquer momento. Mas é justamente aí que muitos bons cristãos se tornam ímpios: porque eles se cansam de fazer o bem.
E por que alguém cansaria de fazer o bem? Primeiramente, isso acontece porque, ao fazer o bem, nem sempre os resultados dessa ação serão imediatos. Pelo contrário, neste mundo onde a cultura é a vantagem e a expertise é sinônimo de sucesso, aqueles que procuram fazer o certo podem perder oportunidades, serem mal interpretados e acabar sendo isolados, massacrados e até crucificados pela grande maioria que opta em fazer o mal.
Outra razão dessa exaustão pode estar ligada à maneira que você olha para os perversos. É impossível observá-los e não encontrar injustiças neles, mesmo que, aparentemente, sejam favorecidos. Com isso, fica o alerta: invejar os ímpios é loucura e um grave motivo de tropeço espiritual (Salmos 73.2-3).
É importante entender que é para onde você olha que você vai. Então, olhe para si mesmo e jamais se esqueça o que o motiva a praticar o bem: o seu temor e a sua fidelidade a Deus. E não faça isso esperando receber algo em troca, porque, ao agir assim, cedo ou tarde, você se cansará.
O Altíssimo orienta em Gálatas 6.9: “Não vos canseis de fazer o bem”, isto é, não caia no engano de pensar que possui o direito a férias da justiça, pois ninguém acumula crédito com Deus. Ninguém será justificado ou poderá compensar o seu mal pelos anos que praticou o bem. Você pode ter feito o bem a vida toda, mas se, no último dia, você praticar o mal, sofrerá as consequências. O mesmo serve para a situação oposta: ainda que você pratique o mal toda a sua vida, se decidir fazer o bem, mesmo que seja no seu último dia, Deus o absolverá da condenação, conforme está descrito em Ezequiel 18.21-22.
O que importa é o hoje, pois o bem que você fez ontem já passou. Então, escolha agir em prol do bem o tempo todo. Respire fundo, olhe para o Senhor Jesus e continue fazendo o bem. Isso é o que vai contar no final de tudo.
Saiba mais:
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo