"Minha esposa está apaixonada pelo ex"

Imagem de capa - "Minha esposa está apaixonada pelo ex"

No programa Escola do Amor Responde, os professores Renato e Cristiane Cardoso responderam ao pedido de ajuda de Cauã, que compartilhou uma grande dificuldade de seu casamento: a sua esposa mantém contato e está apaixonada pelo ex. Ele contou que já pediu para que ela o bloqueasse nas redes sociais, mas eles sempre voltam a conversar. O aluno disse que faz de tudo para demonstrar o seu amor a ela e à filha que têm juntos, mas ela fica triste sempre que sente falta do outro e essa situação faz muito mal a ele. Leia o conselho que os professores deram ao Cauã.

Cauã – Estou passando por uma grande dificuldade no meu casamento, pois minha esposa está apaixonada pelo ex. Ela vive atrás dele e troca mensagens pelo WhatsApp. Eu peço para que ela o bloqueie, mas, depois de um tempo, eles se aproximam de novo. Já tentei mudar e melhorar, eu a valorizo, dou atenção e tudo que ela pede e participo da educação da nossa filha. Isso está me fazendo mal e não me sinto confortável com essa situação. Preciso de ajuda.

Renato – Você percebe o nível da sua falta de respeito próprio? A sua mulher tem praticamente um relacionamento com o ex. Eu não sei se isso chega a ser físico, mas não é difícil imaginar que seja. Veja o seu grau de carência: você está se sujeitando a ponto de suportar a situação mesmo sabendo que sua esposa fica doente pelo ex.

Cristiane – Eu até suspeito que isso já acontecia antes de vocês começarem a se relacionar, pois muitas pessoas fazem isso. Elas terminam um relacionamento, mas não terminam direito, a situação fica mal resolvida e elas querem colocar uma nova pessoa na vida para esquecer a outra. Assim, o novo companheiro está ali apenas para tapar o buraco que ficou. Você, Cauã, entrou em um relacionamento desse tipo e está tentando ajudar sua esposa a superar o passado. Você fica na esperança e pensa: “eu vou curá-la, amá-la, mostrar que sou diferente e vou fazê-la me amar”.

Renato – Há três coisas que você precisa entender sobre essa situação: a primeira é que sua esposa está doente. O que ela está fazendo não é algo que uma pessoa em sã consciência faria com o marido, com a filha, nem consigo mesma. Ela não está bem emocionalmente e espiritualmente, nem em sua moral ou em seu juízo. A segunda questão é que você está doente. Não é normal uma pessoa se sujeitar a isso como você está se sujeitando. Eu entendo que você a ama muito e não quer perdê-la. Além disso, vocês têm uma filha. Porém, mesmo com todas essas razões, não é normal alguém se sujeitar a isso. Você está sendo o marido útil para pagar as contas, cuidar da filha e dar tudo que ela quer, mas também está sendo um marido bobo, porque ele é o foco da vida dela e não você. A terceira coisa é que doente não pode cuidar de doente. Não adianta você querer cuidar dela agora, pois um cego não pode guiar outro e os dois vão cair no buraco. Para resolver esse problema, primeiro você precisa se curar dessa situação de humilhação. Cauã, priorize a si mesmo. Quanto mais você se sujeita a isso, menos ela o respeita. Participe das palestras da Terapia do Amor e saiba o que fazer para reconquistar o amor da sua vida.

Acompanhe o Escola do Amor Responde pela Rede Aleluia, de segunda a sexta-feira, às 6h30 e às 11h30, ou pelo site blogs.universal.org/renatocardoso/escola

Saiba mais:

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aquiFolha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: Simonapilolla/Gettyimages