Mobilizações sociais da Universal auxiliam localidades impactadas pelas fortes chuvas no RS

O SOS Chuvas tem estendido o suporte físico, emocional e espiritual àqueles que perderam tudo em meio ao caos que assola a região

Imagem de capa - Mobilizações sociais da Universal auxiliam localidades impactadas pelas fortes chuvas no RS

Mobilizações sociais da Universal prestam auxílio às famílias afetadas pelo agravamento de chuvas na região sul do País.

Mais detalhes:

Os fortes volumes de chuva no estado do Rio Grande do Sul, mais uma vez, resultaram em um cenário de tragédia, impactando todo o território gaúcho com inundações, deslizamentos e rompimento de barragens hídricas. De acordo com o mais recente Boletim da Defesa Civil os dados são os seguintes:

Boletim de quarta-feira (8/5), 9h

  • Municípios afetados: 414
  • Pessoas em abrigos: 66.434
  • Desalojados: 158.992
  • Afetados: 1.450.078
  • Feridos: 372
  • Desaparecidos: 128
  • Óbitos confirmados: 95
  • Óbitos em investigação*: 4

*Está sendo apurado se os óbitos têm relação com os eventos meteorológicos.

O estado está sob o decreto de situação de calamidade pública com reconhecimento do governo federal.

No momento, o Rio Grande do Sul solicita recursos para o amparo da população e recebe ações de assistência humanitária de entidades governamentais e organizações voluntárias, entre elas, o Unisocial, programa social mantido pela Universal.

ATUALIZAÇÕES:

Nesta segunda-feira (06), a MetSul Meteorologia alertou que o cenário crítico provocado pelas enchentes no estado deve continuar por um longo período e esse alerta vale para Porto Alegre, região Metropolitana e outras cidades atingidas pelas cheias dos rios.

Resultando em locais que serão inabitáveis por semanas a meses, por conta da destruição das residências, infraestrutura e colapso dos serviços públicos essenciais, que vão precisar ser restituídos.

Na quarta-feira (08), a previsão é que volte a chover nas regiões atingidas pelas enchentes na Grande Porto Alegre e nos vales.

“A maior preocupação está nos indicativos dos modelos numéricos de que entre os dias 10 e 15 de maio haveria um novo episódio de instabilidade com risco de chuva excessiva no Rio Grande do Sul. Sem os volumes do final de abril e começo de maio, mas que podem atingir acumulados elevados. A chuva afetaria Porto Alegre e as cabeceiras dos rios que desembocam no Guaíba”, disse a MetSul.

Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um novo aviso nível vermelho, que indica grande perigo devido às chuvas intensas que atingem a região sudeste do Rio Grande do Sul. O alerta é válido até as 12h desta terça-feira (7).

Pelo menos até o dia 30 de maio, o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, não deverá voltar a funcionar e encontra-se fechado por tempo indeterminado devido aos alagamentos.

Assista à reportagem e entenda a situação no Rio Grande do Sul:

SOS Chuvas:

Em um ato de amor ao próximo, o movimento SOS Chuvas nasceu com a finalidade de estender o suporte físico, emocional e espiritual àqueles que perderam tudo em meio ao caos que assola a região. Fortalecido por membros, obreiros, Pastores e Bispos da Universal, a ação ainda tem proporcionado cobertores, kits de higiene, água e alimentação a milhares de pessoas abrigadas em ginásios à espera de assistência.

Na última semana, voluntários da iniciativa conseguiram disponibilizar os seguintes itens à população:

  • Marmitex: 34.500
  • Garrafas de águas: 98.584
  • Cobertores doados: 6.055
  • Kits de higiene: 16.177
  • Colchões: 70
  • Lanches distribuídos: 35.630
  • Alimentos distribuídos (nas áreas secas): 18 toneladas

Até o momento, 334 municípios foram ajudados pelo trabalho do Unisocial com
18.000 voluntários envolvidos.

“Quero agradecer à Universal, pois estava na beira da estrada, com meus netos e o cobertor, e as refeições chegaram em boa hora. Só tenho gratidão por tudo o que estão fazendo pela minha família aqui na Ilha das Flores”, relatou Rosane Almeida, de 62 anos.

O responsável pela Universal no Rio Grande do Sul, Bispo Guaracy Santos, disse em seu Instagram que a Igreja está com várias equipes de voluntários espalhadas no interior do estado, além de promover uma mobilização especial em Porto Alegre, principalmente para tentar garantir alimentação diária dos atingidas por essa tragédia.

“Eu queria pedir um favor a você, que é membro, obreiro, simpatizante, integrante de grupo, ou mesmo que não seja da Igreja, mas vive na capital e é alguém a quem Deus tem abençoado com um pouco mais, se junte a nós nesta luta. Tem lugar pra você!”, ressalta o Bispo Guaracy.

Confira:

Juntos somos mais fortes:

Quem está no Rio Grande do Sul e quiser doar os itens básicos e emergenciais, pode levar até uma Universal mais próxima — que esteja até 200km das áreas afetadas. Os demais, que estão mais distantes no próprio estado, e também de outras áreas do Brasil, podem fazer doações diretamente no PIX oficial do UniSocialsocial@universal.org.

Mas atenção: se doar pelo PIX, por favor, fique atento ao digitar a chave corretamente; tendo cuidado com oportunistas aplicando golpes com chaves parecidas.

Outra forma de doação segura é via o aplicativo Universal. Na aba “Doação”, selecione “Campanhas” e depois “SOS Rio Grande do Sul”. Essa doação será direcionada aos esforços locais com mais rapidez e eficácia.

Plantão SOS Rio Grande do Sul:

No último domingo (5), aconteceu a estreia do “Plantão SOS Rio Grande do Sul” nos canais TV Templo (10.1) e CNT (27).

O programa vai ao ar diariamente, das 17h às 17h30, ao vivo, com o Pastor Filipe Santos. Durante a programação é apresentado o balanço atualizado do trabalho social que a Universal está realizando no território gaúcho e também são solicitadas as doações para ajudar as vítimas da tragédia. Acompanhe!

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: Divulgação