Moldado pelo peso da opressão

A vida de Clayton Moreira foi marcada por problemas e perturbações

Imagem de capa - Moldado pelo peso da opressão

Com uma infância marcada por conflitos familiares e uma adolescência repleta de opressão e problemas de saúde, Clayton Moreira, empresário de 41 anos, compartilha que sua trajetória foi alterada pela Fé.

Durante a infância e a adolescência, ele enfrentou desafios decorrentes da luta de sua mãe para alcançar estabilidade financeira e para superar a depressão e o alcoolismo. O ambiente familiar conturbado resultou em uma experiência emocionalmente difícil, o que o levou a enfrentar problemas internos e sérias complicações de saúde. “Durante a infância e a adolescência, fui confrontado com uma realidade turbulenta. Minha mãe, lutando arduamente para alcançar estabilidade financeira, enfrentou uma série de entraves profissionais que a mergulharam em um profundo estado de depressão e de dependência de álcool. A tensão resultante desse quadro culminou em constantes conflitos entre meus pais e os levou à separação. A depressão materna era tão intensa que ocorreram múltiplas tentativas de suicídio e elas me tornaram uma criança oprimida e ansiosa.”

Clayton passou por um momento crítico em sua vida quando ficou gravemente debilitado em razão de problemas de saúde, que quase o levaram à morte. “O peso da opressão e da ansiedade moldou minha adolescência, deixou em mim uma sensação de exclusão e agravou meus problemas de saúde, como severas úlceras estomacais decorrentes do intenso desgaste emocional. Eu procurava estar rodeado de pessoas constantemente. Era uma tentativa de aliviar a dor do vazio interior. Diante das circunstâncias familiares, a ideia de ter um futuro promissor parecia inatingível.”

O impulso para mudar
A depressão da mãe de Clayton era uma das circunstâncias familiares que faziam com que um bom futuro parecesse distante. “Após enfrentar uma exaustiva batalha emocional, minha mãe tomou a decisão desesperada de tentar o suicídio, mas, graças a uma intervenção divina, sua tentativa foi malsucedida mais uma vez. Ao retornar da internação hospitalar, ela optou por buscar conforto na Fé e encontrou abrigo na Universal. Ao testemunhar sua transformação inspiradora em casa e ao notar a mudança no comportamento materno, fui inspirado a embarcar em uma caminhada espiritual e a descobrir o verdadeiro significado de ter comunhão com Deus.”

Clayton decidiu se entregar completamente a Deus, deixando para trás seus problemas emocionais e abraçando a promessa de paz. O Espírito Santo tornou-se fundamental para ele e desempenhou um papel central em sua vida espiritual. Seu batismo com o Espírito Santo marcou um momento decisivo em sua vida, capacitando-o a enfrentar desafios e a honrar o nome de Deus em todas as situações. “Ao tomar conhecimento do Altar e de um Deus cuja natureza me era anteriormente desconhecida, compreendi que não precisava mais ser prisioneiro de meus problemas emocionais e que um futuro promissor estava ao meu alcance. Desde então, decidi aumentar minha participação nos cultos, em busca de maior entendimento de Deus. Gradativamente, Ele me revelou o que eu precisava abandonar no mundo para aprimorar meu relacionamento com Ele. Assim, decidi renunciar a tudo que desagradava a Deus e escolhi seguir unicamente Sua Vontade”.

Vida nova

O interior de Clayton e sua vida como um todo foram transformados. A Presença do Espírito Santo lhe trouxe paz, paciência e capacidade de agir com sabedoria diante das adversidades.

“Hoje, a ideia de viver sem a Presença do Espírito Santo é inconcebível para mim. Ele é a própria essência divina, infundindo em mim a força necessária para seguir o caminho correto e cumprir o propósito de Deus nesta vida, independentemente das circunstâncias. Considero que o maior desafio humano não é apenas obter o Espírito Santo, mas também mantê-Lo presente em nosso íntimo. Esse empreendimento exige sacrifício, não no sentido material, mas em relação à renúncia de nossas vontades, desejos e sonhos pessoais. Desde que compreendi essa verdade, percebi que, ao ter o Espírito de Deus, estaria preparado para enfrentar qualquer obstáculo para honrar Seu nome. Essa consciência me levou a me envolver mais profundamente nas questões divinas e a buscar seguir incessantemente o propósito de Deus para a minha vida. Como consequência dessa dedicação, em uma reunião de domingo pela manhã, recebi o Espírito Santo.”

Sua dedicação à Fé o levou a diversas localidades para testemunhar a generosidade e a misericórdia de Deus em sua vida. Clayton aprendeu a exercitar sua fé e isso possibilitou que ultrapassasse a recordação da infância tumultuada e obtivesse uma vida confortável como empresário.

“Por meio da Fé sacrificial, posso confiar em Deus, em vez de depender exclusivamente de minhas próprias capacidades, e assim realizar os desígnios divinos em minha vida. No entanto, ao longo do tempo, percebi que minha caminhada com Deus exigia não apenas sacrifícios materiais, mas principalmente os de ordem espiritual. Essa dedicação espiritual é essencial para que possamos cumprir a trajetória que Deus traçou para nós. Hoje tenho tudo que desejo. Na verdade, conquistei muito mais do que um dia sonhei, mas o principal que possuo é a minha Salvação”, conclui Clayton.

Em seu testemunho, Clayton destaca a transformação que a Fé pode trazer, mostrando que, mesmo nos momentos mais difíceis, é possível encontrar esperança por meio de uma entrega total a uma causa maior. A história de Clayton é um lembrete poderoso de que, mesmo nas situações mais desafiadoras, a Fé pode ser uma luz que guia o caminho para uma vida plena e significativa.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: MÍDIA FJU/CAMPINAS