Doando vida

Universal realiza campanha de doação de sangue e beneficia milhares de pessoas no Brasil inteiro

Imagem de capa - Doando vida

Segundo dados de 2022 do Ministério da Saúde (MS), o número de bolsas de sangue coletadas no Brasil caiu 2,5% desde 2018, apesar de a quantidade de transfusões ter aumentado 4,8% no mesmo período. Só em 2019, por exemplo foram realizados 2,9 milhões de transfusões.

Uma bolsa de sangue pode ajudar a salvar até quatro vidas. No Brasil, porém, apenas 14 em cada mil habitantes doam sangue regularmente nos hemocentros do Sistema Único de Saúde (SUS).

Junho Vermelho
Diante desse cenário, o Grupo da Saúde Universal (GSU) trabalha constantemente para conscientizar a população e elevar esse número. No mês de junho, quando é comemorado o Dia do Doador de Sangue, no dia 14, o grupo social realizou a campanha Junho Vermelho – Mês do Doador de Sangue.

Durante todo o mês, mais de 13 mil voluntários se disponibilizaram a levar vida por meio da doação de sangue nos 26 Estados brasileiros e no Distrito Federal e, com isso, até 52 mil pessoas serão beneficiadas.

Esse resultado ultrapassou as expectativas e vai ajudar ainda mais pessoas do que as cerca de 30 mil que puderam ser auxiliadas na campanha realizada pelo GSU em 2022.

Importância
O Bispo Eduardo Ribeiro, responsável pelo trabalho do GSU em todo o Brasil, fala da relevância e da necessidade dessa ação: “sabemos que durante os meses de outono e inverno o número de bolsas no banco de doações de sangue tende a diminuir e, por isso, implantamos o Junho Vermelho. Nosso principal foco é mobilizar a todos e conscientizar para a importância de ser um doador de sangue e, com isso, ajudar todos aqueles que necessitam”.

Quem dá, recebe
O voluntário Edimilson Peçanha, de 60 anos, estava entre os quase 3 mil doadores do Estado do Rio de Janeiro e conhece de perto a relevância dessa ação, uma vez que já teve familiares que precisaram de doação de sangue. “Na época, foi difícil encontrar doadores, então eu sei o quanto essas campanhas de conscientização são importantes para que mais pessoas consigam pensar no próximo e ajudar, por meio das doações, quem está necessitado”, relata.

O Estado de São Paulo, teve o mesmo número de voluntários do Estado carioca e entre eles estava o voluntário Marco Aparecido, de 36 anos. “Já é o terceiro ano seguido que venho doar sangue e essa é a sétima vez que faço doação. Pretendo continuar fazendo enquanto for possível, pois, embora seja um gesto simples, tem uma importância muito grande para quem vai receber o sangue”, afirma.

 

 

 

 

 

 

O trabalho continua
O Pastor Sandro Vasques, responsável pelas ações no Estado de São Paulo, salienta que é necessário que a iniciativa tenha continuidade depois do mês da campanha, pois a doação de sangue é um ato de solidariedade e de amor ao próximo: “graças a ações e campanhas como essas, muitas pessoas têm sido incentivadas e passam a doar continuamente. Elas procuram fazer isso ao longo do ano, mesmo que não seja período de campanha. Isso é extremamente importante, pois sempre terá alguém carecendo de doação”.

Grupo da Saúde Universal
Criado pela Universal, o GSU presta auxílio aos enfermos, aos seus familiares e aos profissionais da saúde. Somente em 2022, o programa social beneficiou 525.782 mil pessoas no Brasil.

Acompanhe os resultados e as ações do GSU pelas redes sociais. E, caso precise de apoio ou deseje ser um voluntário, procure um representante do GSU na Universal mais próxima de você.

*Colaborou: UNIcom

 

imagem do author
Colaborador

Camila Teodoro* / Fotos: cedidas