Tragédia em Petrópolis: Pastor conta como está a situação

Desastre já é um dos maiores da história do Brasil e do município

Depois da catástrofe que assolou Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, no dia 15 de fevereiro último, novamente, as chuvas apertaram na localidade, na quinta-feira (17).

E, também, na sexta-feira (18), quando a Defesa Civil acionou, pelo segundo dia consecutivo, sirenes para alertar a população sobre o risco de chuva forte.

A previsão é de chuva até este sábado (19).

Até então foram confirmadas 136 mortes e, pelo menos, 218 pessoas continuam desaparecidas. Além disso, cerca de mil moradores estão desabrigados.

O desastre já é um dos maiores da história do Brasil e do município.

A equipe de resgate conta com aproximadamente 500 bombeiros. Entretanto, o alerta continua na região para novos deslizamentos.

As equipes seguirão atuando, 24 horas por dia, para socorrer as vítimas e minimizar os danos causados pelas chuvas que atingiram o município”, divulgou o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, na página oficial no Twitter.

A região ainda corre risco

Durante a programação “Inteligência e fé“, do dia 18 de fevereiro, o Bispo Renato Cardoso conversou por meio de uma transmissão em tempo real com o Pastor Nelson (foto ao lado), que estava no local.

“Estou, aqui, exatamente onde aconteceu a maior tragédia em Petrópolis. Os helicópteros estão, aqui, sobrevoando. Agora, consegui ter acesso à parte de cima e tem bombeiros trabalhando, aqui. Há muitas casas destruídas. A lama atingiu as casas. Muitas pessoas desabrigadas. E está uma situação muito difícil. Os moradores tirando a lama. Estão me dando o alerta. Estão me avisando, aqui, que tocou a sirene, por causa da chuva, e a gente vai ter que se recolher”, explicou o Pastor Nelson.

Universal em Petrópolis

“Nós recebemos, de ontem para hoje, dois caminhões de água e alimentos. Está para chegar hoje mais uma carreta. Nós precisamos de muita água. Aqui, é uma região serrana. Está frio, tem chuva. Precisamos de colchonete, agasalhos, cobertores, para que possamos levar para as pessoas que estão desabrigadas. Então, quem puder ajudar… Nós temos voluntários fazendo ação social para as pessoas que estão sendo retiradas do local”, contou o Pastor Nelson.

Desse modo, a Universal segue ajudando a comunidade com recursos e apoio espiritual. Caso você queira contribuir, é possível levar a sua doação para qualquer Universal localizada no estado do Rio de Janeiro. Em Petrópolis, a igreja está localizada na Rua do Imperador, nº 91.

Você também pode fazer a doação pelo PIX: social@universal.org

(*) Informações atualizadas em 18/02/2022 às 23h59.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: Reprodução Corpo de Bombeiros RJ/Twitter