UNP apoia detentos e familiares

Atuação do grupo pela reintegração social acontece em todo o Brasil

Imagem de capa - UNP apoia detentos e familiares

Recentemente, voluntários do grupo Universal nos Presídios (UNP) se reuniram para promover a formatura de detentas que concluíram o curso de manicure no Conjunto Penal de Paulo Afonso, na cidade homônima, localizada no norte do Estado da Bahia.

As detentas cursaram as aulas por cerca de três meses e dez finalizaram o curso. A iniciativa teve o objetivo de ajudar no desenvolvimento profissional e na posterior ressocialização das alunas.
Essa não é a primeira vez que a iniciativa acontece. Na Bahia, vários cursos já foram realizados dentro das unidades prisionais.

Conforme relata o responsável pelo trabalho evangelístico do grupo UNP no Estado baiano, Pastor Pedro Paulo, “não existe ressocialização sem investimento no ser humano e a UNP tem investido tanto na vida espiritual quanto no aspecto educacional dos presidiários, com o intuito de transformar detentos em reeducandos, ou seja, pessoas aptas a voltar ao convívio com a sociedade”.

O curso foi ministrado por Julymara dos Santos, voluntária do UNP, que também passou por momentos difíceis antes de conseguir construir uma vida equilibrada, honesta e baseada nos ensinamentos de Deus. Ela fala da sua experiência na ação: “os momentos mais marcantes foram quando eu dei meus exemplos pessoais, pois era possível ver esperança na expressão das detentas. As histórias que vivi serviram como uma luz para elas e fizeram até com que se emocionassem”.

Suporte às famílias
Fundamentais na ressocialização de cada detento, os familiares também recebem apoio da UNP. No dia 13 de maio, véspera do Dia das Mães, por exemplo, voluntários do projeto social se mobilizaram para oferecer auxílio físico e espiritual às famílias dos detentos da CDP de Itapecerica da Serra, em São Paulo.

A ação beneficiou cerca de 60 pessoas, em sua maioria esposas, mães e filhos, que foram acolhidas, ouvidas e ajudadas pelos voluntários. Na ocasião, o Bispo Ildeglande Oliveira Jr., responsável pela Universal da sede Valo Velho, orou pelos presentes.

A Palavra de Deus foi transmitida para encorajar as pessoas presentes a enxergarem as suas vidas sob uma nova perspectiva: com esperança na mudança baseada nos Ensinamentos Divinos.

Além disso, as mulheres foram participaram de uma confraternização organizada especialmente para elas, quando receberam exemplares de livros edificantes e uma lembrancinha.

O voluntário Celso Silva, que esteve presente, fala da importância da iniciativa: “além da ajuda espiritual para todas as mulheres que sempre participam, queremos mostrar que, mesmo que a sociedade as despreze e não ajude na sua luta diária, estamos aqui para dar o apoio e mostrar que Deus não as abandonou, mas está sempre pronto para ajudar no que for preciso e ensinar o caminho certo para que elas encontrem a saída”. A UNP atua em todo o Brasil e no exterior. Saiba mais sobre o trabalho realizado acessando instagram.com/unp_oficial.

imagem do author
Colaborador

Débora Picelli e Yasmin Lindo