“Estou com uma pessoa há cinco anos, mas não a amo”
Na Escola do Amor Responde, Renato e Cristiane Cardoso aconselham o aluno Renan. Ele diz que está em um relacionamento há cinco anos com uma pessoa, mas que não consegue amá-la, apesar dela ser uma “mulher dos sonhos”.
RENAN – Namoro há cinco anos com uma pessoa e ela é do tipo com quem sempre sonhei estar. Apesar disso não consigo gostar dela totalmente. Não consigo amá-la. Qual seria o problema? Será que sou eu?
Renato – Você sempre sonhou estar ao lado de uma pessoa que é assim e não gosta dela? É difícil entender.
Cristiane – Acho que entendo o que você diz. Você fala que ela é a “mulher dos sonhos”: fiel, bondosa, com conteúdo, o tipo de mulher com quem você sempre sonhou, mas não gosta totalmente dela, não a ama, porque falta algo. Quando você está em um relacionamento com uma pessoa e ela não é tudo aquilo que você sempre quis – mesmo que ela tenha caráter, seja boa e faça tudo para tornar você feliz –, o tempo passa e você perde aquele “tchan” do início do relacionamento. Existe o fato de vocês estarem juntos há cinco anos e isso não é bom para o relacionamento. O namoro começa a ficar desgastado e se torna sem alvo.
Renato – É um namoro sem conclusão. Vocês não sabem se vão se casar nem se vão continuar juntos ou não.
Cristiane – Você se acostuma com a situação e com a pessoa. Vocês dois têm suas vidas particulares, se veem todos os sábados, se falam todos os dias, por exemplo, mas começam a ficar sem rumo. Não há mais novidade entre vocês e isso é muito ruim para a relação. Pode ser que a jovem com quem você está se relacionando tenha feito de você o sol do planeta dela. Foi o que aconteceu comigo e com Renato: eu fiz dele o centro do meu mundo e foi péssimo. Ela pode ter desejado fazer você feliz, mas depois foi se anulando e aí o brilho que ela tinha antes foi se perdendo aos seus olhos.
Renato – Renan, você diz que está com a mulher que sempre sonhou, mas não consegue gostar totalmente dela. Será que você não está sofrendo da síndrome das várias opções, que é quando existe muita oferta de mulheres? Você está com uma e fica comparando-a a outras e pensando: ‘será que eu não consigo alguém melhor?’ Você olha para a mulher que está com você e fica achando um defeito para justificar que poderia ter alguém melhor.
Cristiane – Isso acontece quando as pessoas não se comprometem em um casamento.
Renato – Quando a pessoa fica sempre buscando a perfeição ou aquilo que a outra não tem, ela vai sempre mudando de relacionamento: passa para a quarta, quinta, sexta relação e começa a sentir saudades da primeira, avaliando que ela não era tão ruim assim. Hoje em dia isso ocorre normalmente. Só que amor é decisão, é escolha. Eu escolhi amar a Cristiane e ela escolheu me amar. Quando você escolhe amar uma pessoa, você determina que é com ela que vai passar o resto da vida e coloca suas forças no relacionamento. A Cristiane tem defeitos? Sim e eu também tenho. É uma loucura alguém trocar de relacionamento em busca da pessoa perfeita.
Cristiane – É por isso que você sente que não gosta dela. No fundo você tem essa dúvida e, pelo que falei anteriormente, a mulher, muitas vezes, gosta muito do namorado, mas entrega para ele tudo de uma vez. E não é assim que deve ser. O melhor é deixar o outro com saudade, deixar que o outro ligue e que corra um pouco atrás de você.
Renato – Portanto, Renan, ou você vai escolher amar essa pessoa ou faça um grande favor a esta mulher que não tem culpa da sua indecisão: não tire mais tempo da vida dela. Você está com ela há cinco anos e, por isso, precisa se definir. Homem que é homem não fica enrolando a mulher. Se você vê que ela não é para você, diga que não quer mais que ela perca o tempo dela com você. Faça isso ou se case com ela.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo