Por que o voto é sagrado?

Imagem de capa - Por que o voto é sagrado?

A Palavra de Deus mostra que o rei Salomão disse: “quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o. Melhor é que não votes do que votares e não cumprires.” (Eclesiastes 5. 4-5).

Isso quer dizer que o voto é muito mais do que uma promessa ou um compromisso assumido diante de alguém. O voto é sagrado e, por isso, não é feito entre pessoas, com entidades ou santos. Ele só é feito com Deus. Então, se a pessoa não cumpre um voto feito com Deus, ela é considerada tola aos olhos dEle.

O voto surgiu para fazer uma conexão entre o ser humano e Deus. A pessoa estabelece as condições de como vai agir com Deus, por meio de sua palavra, e as cumpre depois que Deus fizer a parte dEle. Dessa forma, um voto não envolve dinheiro ou bens materiais, mas apenas a palavra da pessoa. Se a pessoa empenha a sua palavra, Deus lhe dá as condições para que ela cumpra o seu voto. Ou seja, ela pode pedir o que quiser, mas deve assumir o compromisso de cumprir o que prometeu, custe o que custar.

É preciso compreender a importância da palavra empenhada, porque, por meio dela, é possível gerar vida ou morte.

Por meio de uma palavra é possível desfazer acordos, casamentos e negócios. Por isso, ela é muito importante, é muito poderosa.

imagem do author
Colaborador

Bispo Macedo / Foto: Getty Images