thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

VICIADO EM MERTHIOLATE: NÃO É O QUE VOCÊ FEZ, É O QUE FAZ

Não importa o que você já fez, mas o que está fazendo agora! O passado não pode mudar ou voltar, mas o presente e o futuro você pode fazer diferente

“Não importa o que você já fez, o que importa é o que você está fazendo agora”. Preste muita atenção nesta verdade.

Talvez, você sempre acreditou e praticou a justiça e a honestidade. Só que pensava que por todos os anos que agiu corretamente, iria colher recompensas. Mas não é isso que está acontecendo. Então, o pensamento que vem a sua mente é: “de que me valeu fazer tudo certinho? É melhor desistir”.

Preste atenção como a vida funciona de verdade. Há a vida que existe na fantasia da nossa cabeça e há a realidade. Na fantasia, nós deveríamos subir a cada momento um degrau, sem injustiças. Mas no mundo real isso não acontece.

Veja um exemplo de um dos maiores profetas: Elias. Ele era um homem de fé de verdade. Quando ele orava, o fogo, literalmente, caía do céu. Ele era um homem de desafio (desafiou Jezabel, os falsos profetas). Ele foi para o tudo ou nada e, ainda, provou que só o Senhor é Deus.

Quando o fogo desceu e Elias provou o valor de Deus, ele esperava que o rei Acabe se arrependesse de ter se casado com Jezabel, a mandasse embora e restaurasse o culto ao Altíssimo com o povo. Mas aconteceu o contrário: Jezabel prometeu matar Elias em menos de 24 horas.

Ele fugiu, correu para o monte e disse para Deus: “para mim, já deu. Chega. Eu não aguento mais. Todo o povo quebrou a aliança. Só ficou eu [algo que ele exagerou um pouco porque havia um grupo que não tinha se dobrado para Baal]. Eu tenho sido extremamente zeloso com o Senhor. Mataram os profetas e, agora, querem me matar”.

Elias desabafou com Deus. Mas veja que todo o foco dele era no passado, no que ele já havia feito e no que tinha acontecido. E Deus não Se engajou naquela conversa. Ele não disse: “é verdade. Você foi forte, Elias. Eu vi que você não Me decepcionou”. Deus não entrou no histórico de superações. Deus falou o que Elias tinha que fazer no presente e no futuro.

Deus disse: “volta pelo teu caminho [que, em outras palavras, era que Elias nem deveria ter ido para lá]. Chegando ao deserto de Damasco, você vai levantar um rei e vai levantar Eliseu como profeta em seu lugar”. Deus já mudou Elias, não que ele deixou de ter a unção, mas trouxe um substituto, porque Elias achou que já tinha chegado ao fim, então outro seguiria no lugar dele, mas Deus não assoprou as feridas de Elias.

Assim, também, às vezes, queremos que pessoas tenham pena da gente. Pessoas que digam: “realmente, você é um herói”. Mas Deus não entra nessa. Se Deus não entra nessa, por que você deveria ter pena de si mesmo? Por que você deveria olhar para o que já foi? Você tem que olhar para o “hoje”, se você quiser sobreviver. É o que você faz hoje que conta. Não é o que você já passou, já enfrentou. Se você não continuar andando, você não vai passar para o presente e o futuro. Se você não continuar trabalhando, você vai fracassar.

Entenda mais a respeito do assunto no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso