thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

Você sabe o que o banco faz com uma nota rasgada?

Eu tenho em minhas mãos uma nota de R$ 2. Está bem nova. Normalmente, essas notas estão bem velhinhas, amassadas e sujas, o que não é impedimento para que circulem. Você sabia que se uma cédula, seja qual for o seu valor, estiver riscada ou rasgada o comerciante não tem a obrigação de recebê-la? Ele pode se negar e dizer que ela está danificada, muito suja e aí você vai ter que arrumar outra nota para comprar o que precisa. Porém, se esta mesma nota rasgada e suja for levada a uma agência do banco, ele vai trocá-la. Pela lei, desde que não esteja faltando mais do que a metade da cédula, o banco vai aceitá-la e oferecer uma nova em troca. Quanta semelhança isso tem com a forma que Deus nos trata.

Quantas vezes você é rejeitado, as pessoas fecham a porta na sua cara porque acham que você não tem valor, que não é digno do tempo delas e do que elas podem oferecer? Quantas vezes, por causa de uma mancha em nossa vida, uma falha ou um erro somos rejeitados? Assim como o banco aceita uma nota rasgada, suja e a troca por uma nova, Deus também não rejeita você, Ele o aceita. Mas é preciso que você se entregue, que você vá até Ele. Se eu tiver uma nota rasgada em minha casa, ela ficará lá, sem valor. Eu preciso levá-la ao banco para que seja trocada. Você também precisa fazer sua vida chegar até Deus, se humilhar, buscar e reconhecer que sozinho você não pode resgatar seu valor. Não adianta colocar uma fita, um reparo, tem que trocar. A Palavra de Deus diz: “eis que faço nova todas as coisas.” (Apocalipse 21.5).

Deus tem o poder de fazer tudo novo. Ele renova porque é o Criador. Por que você insiste em uma vida velha? Por que insiste em diminuir o seu valor para que as pessoas aceitem você? Por que se humilha para as pessoas, em vez de se humilhar para Deus, o Único que pode aceitar essa vida velha, desvalorizada que você tem e imediatamente colocar uma nova? Toma lá dá cá.

Deus conhece o seu valor e está preparado para lhe dar em troca uma vida nova. Jesus disse: “Não se vendem dois passarinhos por alguns centavos? E nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai. Não temais! Mais valeis vós do que muitos passarinhos”. (Mateus 10.29-31). Se Deus cuida dos passarinhos, que são vendidos por meros reais ou centavos, será que Ele não vai cuidar de você?