thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

VOCÊ É LOUCO SE FAZ ISTO

É loucura querer resultados diferentes, fazendo sempre as mesmas coisas. Você tem feito isso? Que tal começar a tomar atitudes diferentes

Uma conhecida definição de loucura é: fazer as mesmas coisas e esperar resultados diferentes. É incrível e curioso ver o quanto o ser humano tem a facilidade de viver assim. As pessoas esperam que a vida delas melhore, mas continuam fazendo as mesmas coisas. E a lógica nos ensina que se eu faço as coisas e os resultados são esses, amanhã, os resultados serão os mesmos. Isso é inteligência.

Deus fala: “Ora, pois, assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos” (Ageu 1:5). Ou seja, Deus deu ao ser humano a capacidade de análise. Uma capacidade que os animais, na maioria, não têm e quando a têm é muito limitada. A capacidade do ser humano é muito maior de analisar. Ele é capaz de avaliar até a si mesmo (o que está acontecendo, o que aconteceu e imaginar o futuro). Deus nos deu uma capacidade que só Ele tem. Mas, infelizmente, poucas pessoas usam esta capacidade para avaliarem o curso de suas vidas.

Nós vemos, por exemplo, na história de Gideão (Juízes 6), que o povo, na época dele, havia trocado Deus pela cultura dos povos inimigos. O próprio povo quis empurrar Deus para fora de Israel. Então, Deus cumpriu aquele desejo e os deixou sozinhos. Deus não abandona as pessoas, Ele apenas cumpre o que elas querem. Se elas não querem a interferência dEle em suas vidas, Ele não vai interferir.

Uma coisa que você precisa entender é o seguinte: quando acontece alguma tragédia, logo alguém vai perguntar onde estava Deus, mas Ele estava no mesmo lugar que você O deixou. Se Ele está fora da sua vida nos momentos bons, porque você O quer dentro nos momentos maus? Não faz sentido. Ele só cumpre o nosso desejo de que Ele Se afaste.

Então, todos os anos, Israel plantava e na hora de colher os inimigos vinham e assolavam tudo. Demorou 7 anos para alguém parar e falar assim: “isso aqui não está funcionando”. Aí, alguém fez algo diferente: clamou a Deus. O que eles não faziam havia 7 anos, eles passaram a fazer. Alguém se lembrou de Deus, que, então, enviou ajuda para eles.

Deus mostrou para Gideão que se eles queriam algo diferente, eles precisavam mudar seus comportamentos. Eles precisavam fazer diferente para ter resultados diferentes. Deus começou a causar um reboliço em Israel através de Gideão, começando com a queda do altar de Baal e a construção do Altar de Deus.

É assim que as mudanças acontecem: com uma disrupção. Ou seja, você começa a romper com as velhas práticas, costumes, rotinas. Deus muda a vida da pessoa quando ela aceita romper com as velhas práticas. “Eu não vou mais fazer isso. Chega! Acabou!”. E quando você começa a levantar poeira, muitos vão querer te parar. Não tenha medo se alguém vai comentar, criticar, se levantar contra. Se você não fizer diferente, você não vai ter resultados diferentes.

A boa notícia é que os resultados falarão por eles mesmos. Eles serão a sua recompensa. O sucesso que você tanto aguardava.

Assista à mensagem completa no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso