thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

USE ESTE PODER PARA MUDAR DE VIDA! (você já tem)

O maior e mais mal utilizado poder disponível ao ser humano é o poder de escolha. Quase nunca temos as opções que gostaríamos para fazer nossas escolhas, mas, quando somos confrontados com uma única opção, ainda assim, temos a escolha de como lidar com isso. Nós não fomos presenteados pela opção de passar pela pandemia, ela simplesmente veio e afetou o mundo todo de forma inesperada, mas como as pessoas lidam com a pandemia tem sido uma escolha. Alguns escolheram o pânico, o medo e até tiraram a própria vida; outros mantiveram o espírito forte, aproveitaram as oportunidades que derivam das dificuldades e estão passando pela pandemia com sucesso.

Tudo com que nós lidamos, desde as pequenas coisas, como a roupa que vamos vestir, o que vamos comer, etc., envolve uma escolha. Nós escolhemos se vamos falar com Deus ou não, se vamos ler Sua Palavra ou não, se vamos à Igreja ou não. Muitos têm usado o poder da escolha de forma errada, para escolher maus caminhos e tomar decisões erradas. Afinal, o que é a vida que você tem hoje senão todas as escolhas que fez? O que será sua vida senão a somatória de suas escolhas? O poder de escolha é democrático, todo mundo o tem: pobre, rico, mulher, homem, jovem, velho, negro, branco, ateu, cristão, porque esse é um poder dado por Deus a todo ser humano. Aliás, o que é a fé senão uma escolha? Muitos dizem que não creem em Deus porque não têm provas, mas esse argumento é muito falho. Eu escolhi crer em Deus não porque O vejo, mas porque Ele me deu inteligência de pesar em tudo o que eu vejo e concluir que Ele existe.

Na história do jovem rico, no Evangelho de Marcos 10, vemos que o erro dele foi fazer a escolha errada. Quando ele perguntou a Jesus: “o que farei para herdar a vida eterna?”, ele sabia o valor de uma herança. Ele herdara a riqueza de seu pai, sabia quão bom é herdar algo pelo qual não trabalhou e queria a vida eterna fácil. Jesus disse: “só falta uma coisa para você herdar a vida eterna, pegar tudo o que tem, vender, dar aos pobres, tomar a cruz e me seguir” (Marcos 10.21), mas ele escolheu a riqueza como seu deus.

Muitas vezes você ora por uma coisa e Deus responde com outra, porque Ele, muitas vezes, permite que sejamos confrontados com situações inesperadas para descobrirmos o que de fato está dentro de nós. Você tem o poder hoje de fazer escolhas que vão levá-lo para mais próximo de Deus, para a vida eterna, ou para mais longe dEle