thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

TIRA OS TEUS ORNAMENTOS, SE QUISER QUE DEUS AJA EM SUA VIDA

Dispa-se de todos os fingimentos e assuma a sua real condição diante de Deus e Ele vai mudar totalmente a sua vida

Enquanto Deus estava dando a Moisés as Tábuas dos Dez Mandamentos, no topo do Monte Sinai, o povo, lá embaixo, já estava quebrando, pelo menos, três dos Dez Mandamentos.

Sim, enquanto Moisés demorou 40 dias no monte, o povo ficou ansioso. Então, eles decidiram fazer um bezerro de ouro para que aquela imagem, de um suposto deus, pudesse ir adiante deles e guiá-los pelo deserto até a Terra Prometida.

Quão rápido foram aquelas pessoas para trair Aquele que as tinha tirado da escravidão de mais de 400 anos!

Então, diante de toda aquela bagunça, algo que irritou muito a Deus, por intercessão de Moisés, Deus decidiu dar uma chance ao povo, mas com uma condição. Deus disse: “És povo de dura cerviz; se por um momento subir no meio de ti, te consumirei; porém agora tira os teus atavios, para que Eu saiba o que te hei de fazer” (Êxodo 33:5).

Tirar os ornamentos era uma condição para que Deus falasse com eles e desse uma chance para que eles mudassem, para que eles continuassem no caminho à Terra Prometida.

Ainda hoje, as pessoas precisam despojar-se dos fingimentos, dos ornamentos, das máscaras que elas costumam colocar para dar a impressão de que são alguma coisa, para esconder o que realmente são.

O povo, com seus ornamentos, pensava que tinha escondido de Deus o que realmente estava dentro de si, foram hipócritas para com Deus, fingidos, mas verdadeiros para com o bezerro (pois se despiram, mostraram o que realmente estava dentro deles).

Igualmente, o Senhor Jesus não pôde, por exemplo, fazer algo pelos religiosos na Sua época, quando Ele esteve aqui. Porque os religiosos eram todos ornamentados das suas tradições e costumes, das “roupagens” religiosas. Eles se achavam melhores que os outros, falavam palavras bonitas, sabiam citar a Lei de Deus, mantinham costumes rigorosos para com o povo, mas eles mesmos não praticavam o que exigiam dos outros. Então, Jesus não pôde fazer algo por eles. Porque não havia arrependimento. Havia, sim, uma capa de hipocrisia.

Também, o apóstolo Paulo, falando com os cristãos em Éfeso, disse: Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; e vos renoveis no espírito da vossa mente” (Efésios 4:22-23).

Ou seja, para que Deus pudesse agir na vida dos cristãos naquela época, Paulo estava dizendo: “vocês têm que se despojar do velho homem”. Em outras palavras: “tirem essa ‘roupagem’ do velho homem”. “Não é conversão, se vocês mudarem apenas o exterior e o interior permanecer igual”.

Tem muita gente que muda de religião, mas o interior fica igual.

Deus não é impressionado por teatro religioso.

Deus fala: “tirai os vossos ornamentos”. Se você quiser ser salvo, você tem que parar de ornamentar a sua vida com fingimentos e com hipocrisia. Assuma a sua real condição diante de Deus. Peça misericórdia. Busque a mudança do interior para fora. Assim, você terá a chance de mudar a sua vida. Não seja como o povo de Israel ao pé do Monte Sinai, antes de receber as Tábuas de Moisés.

Assista à mensagem completa no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso