thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

SEU CORAÇÃO É ACUMULADOR?

Você pode não ser um acumulador de coisas, de lixo, de utensílios em geral, mas já parou para pensar que você pode ser um acumulador de sentimentos ruins? Jogue fora esse lixo!

Você já deve ter ouvido falar dos acumuladores. São pessoas que por um distúrbio emocional vão acumulando tudo o que encontram para dentro de suas casas. Se elas veem um pneu furado de uma bicicleta, elas levam embora achando que vão precisar algum dia, por exemplo. Elas acumulam com o pensamento de: “eu posso precisar”. Mas, na verdade, não precisam.

Eu me lembro que quando criança, eu ia visitar a casa dos meus avós. E o meu avô não era um acumulador, mas ele tinha essa atitude com certas ferragens. Ele tinha um móvel e dentro das gavetas havia tudo o que você pode imaginar de ferragens (parafusos, porcas, arruelas). Eram coisas velhas. E eu perguntei um dia para o meu avô: “por que o senhor guarda tudo isso aqui?” E ele me respondeu: “porque um dia eu posso precisar”.

Agora, imagine as pessoas que fazem isso dentro do coração. Pessoas que fazem isso com maus sentimentos. Se você pensa que um acumulador de coisas em casa precisa de ajuda, você não viu um acumulador de maus sentimentos no coração. Esta pessoa, sim, é muito mais doente do que um acumulador de coisas materiais.

E é por isso que Deus fala: “E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o Meu Espírito, e farei que andeis nos Meus estatutos, e guardeis os Meus juízos, e os observeis” (Ezequiel 36:26-27)

Por que o coração se tornou petrificado? Por causa dos sentimentos ruins. Quantos estão com o coração em pedra porque acumularam sentimentos de raiva, inveja, traumas? Quantas pessoas dizem: “eu não quero mais relacionamento com ninguém. Eu não quero mais ver a cara do fulano. Eu não quero mais contato com essa pessoa”? É um coração que se endureceu devido a tanto sofrimento que ela passou.

Quando você põe uma pia em cima vem uma superfície plana (de mármore, granito, metal). A parte de cima da pia é sempre uma superfície lisa. Por quê? É para dificultar o acúmulo de sujeira. Assim, ela é mais limpa facilmente. Você não vai encontrar uma superfície de pia áspera, porque se cair algo ali, você não vai conseguir limpar direito. Então, da mesma forma, o novo coração que Deus dá é um coração de superfície lisa, as coisas não ficam grudadas. Mas o coração velho é enrugado, tudo o que cai fica grudado. As pessoas acumulam sentimentos ruins. Normalmente, essas pessoas dizem: “homem (ou mulher) é tudo igual. Eu nunca mais vou abrir a minha boca. Eu nunca mais vou confiar em ninguém”. Você ouve esses tipos de frases que têm origem em um coração acumulador de maus sentimentos.

Assim como a casa do acumulador está cheia de tralhas, o coração da pessoa também está. O coração está cheio de mágoa, inveja, ciúme. Então, a pessoa fala essas palavras. Dura coisa é viver com o coração acumulado de maus sentimentos. Por isso, Deus diz que a única solução é trocar o coração velho pelo novo. É um coração que Deus coloca no ser humano em que a pessoa aprende a descartar as coisas. Você precisa esvaziar a lixeira. Só se apegue ao que é bom.

Imagine-se tendo um coração que só se apega ao que é bom e tudo o que bate, escorre. Você diz: “não quero saber disso. Lembranças ruins? Coisas do passado que ficam me machucando? Não quero ficar pensando nisso”. Tudo de ruim que bate no seu coração (que chega por meio dos olhos, dos ouvidos, das memórias), você não aceita. Vai para a lixeira. Imagine se você tivesse este tipo de coração? A sua vida seria muito mais leve. Uma casa limpa, arejada, com tudo no lugar. Você entra, respira e sente paz só de entrar naquela casa. Assim vai ser o seu estado emocional. Coisas ruins acontecem, mas você aprendeu a jogar no mar do esquecimento tudo o que não presta.

Se você tem sofrido com um coração acumulador e busca em Deus esta promessa de um coração novo, Ele vai te dar e você vai se tornar uma nova criatura. Deixando tudo para trás e olhado para frente. Livre para voar e construir uma nova vida, como uma águia. Experimente. Você nunca mais vai querer voltar atrás.

Confira esta mensagem na íntegra no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso