thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

QUAL A MELHOR FORMA DE COMEÇAR A LER A BÍBLIA? 5 DICAS

Várias perguntas são feitas em relação à leitura da Bíblia, por isso, separei 5 dicas importantes para você que quer se aprofundar mais na Palavra de Deus. Aproveite!

Alguém me fez uma pergunta muito pertinente: qual a melhor forma de começar a ler a Bíblia: desde o começo ou aleatoriamente? A Bíblia é, realmente, um livro extenso. Em alguns lugares há palavras que você entende, em outros lugares não. Então, no começo, ficamos perdidos. Mas é importante que você tenha esse hábito de ler a Palavra de Deus. Insira isso nos seus hábitos matinais.

Eu diria que quando você já tem uma familiaridade com a Bíblia é mais fácil você abri-la de maneira aleatória e conseguir extrair daquela parte algo para o seu alimento espiritual. Porém, é só quando você já entende. Para quem está iniciando, eu vou dar uma recomendação dos livros que você pode ler primeiro:

1) Gênesis: é o livro que trata do começo de tudo. É importante que você tenha essa base, porque, ali, você vai ter entendimento sobre a criação do mundo, como as coisas degringolaram a partir do Jardim do Éden. Vai ver que Deus tentou um recomeço para a humanidade e como chegamos até aqui. Você verá que a humanidade não muda. O homem de hoje é semelhante ao do começo. A natureza humana não mudou.

2) Evangelho de João: ele é como o “Gênesis” do Novo Testamento. São quatro evangelhos, mas você vai ler primeiro o livro de João. Aqui, temos o entendimento da missão do Senhor Jesus. Quem era o Senhor Jesus lá na criação, no início de tudo. Depois, quando Ele chegou a este mundo em carne e osso para uma missão. E como Ele viveu os 33 anos, culminando no fim de sua missão na cruz. Por fim, Ele deixou uma missão para todos nós. O livro é mais fácil de entender porque ele foi escrito para uma audiência universal. É para os judeus e os gentios.

3) Evangelho de Marcos: é o evangelho mais curto. Ele é uma panorâmica rápida do que aconteceu na vida do Senhor Jesus.

4) Evangelho de Lucas: é o evangelho mais completo, porque Lucas era médico, então ele era preocupado com a lógica das coisas, a sequência, a ordem.

5) Evangelho de Mateus.

Se você for lendo nessa sequência, você terá um entendimento muito bom da Bíblia.

Algumas dicas para você não tropeçar pelo caminho:

  • Não queira entender tudo de uma vez: a Palavra de Deus funciona na medida que precisamos. Deus nunca fala tudo o que temos que saber, Ele fala o que precisamos saber. Nem tudo o que gostaríamos, mas o que é necessário naquele momento. Fique atento para o que Deus vai falar com você.
  • Algumas partes não serão tão claras (não fique parado nelas, siga adiante, foque no que você entende). O segredo da verdadeira fé não é o conhecimento bíblico em si, mas a prática do que está escrito. Os estudantes da Bíblia não serão, necessariamente, salvos. O Senhor Jesus teve os Seus maiores embates com os doutores da Lei (aqueles que estudavam as Escrituras, mas não a praticavam). O mais importante na leitura bíblica é o fazer. O pouco que você entendeu, faça. Então, você vai se tornar a própria Palavra.

Comece a fazer isso e depois me diga como foi. Assista ao vídeo acima e confira a mensagem completa.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso