thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

QUAL A DATA DO APOCALIPSE SEGUNDO A BÍBLIA?

Você sabe quando e a que horas acontecerá o Apocalipse? A Bíblia fornece a resposta e as instruções necessárias para se preparar

Alguém perguntou: “onde está a data do Apocalipse na Bíblia?” Muitas pessoas gostariam de saber. Aliás, esta é uma pergunta milenar. Os discípulos perguntaram para o Senhor Jesus. Então, é uma questão que tanto cristãos quanto ateus querem saber: “o mundo vai acabar quando?”

Mas, às vezes, eu percebo que o teor da pergunta está mais focado em “quanto tempo eu tenho para curtir a vida antes de acabar o mundo” do que, realmente, em saber a seriedade deste acontecimento e o que vai acontecer depois com a alma.

Onde está a data do Apocalipse na Bíblia? Se você ler Marcos 13, quando Jesus falava do final dos tempos: “Na verdade vos digo que não passará esta geração, sem que todas estas coisas aconteçam” (Marcos 13:30). Ele estava falando da geração que veria os sinais acontecendo. E por que você vê muitos cristãos falarem que Jesus está voltando, que o Apocalipse está próximo? É porque nunca houve uma geração, em toda a história da humanidade, em que tantos sinais estivessem acontecendo ao mesmo tempo. Você pode ler o livro “A Terra vai pegar fogo” que vai lhe dar um panorama, porque são muitos detalhes.

Mas “esta geração” de que Jesus fala é a geração que viveria os sinais. E a nossa geração é a que mais se encaixa nisso. Porque as profecias feitas pelo Senhor Jesus, há quase dois mil anos, não se encaixaram nos séculos passados. Ele continua: “Passará o céu e a terra, mas as Minhas palavras não passarão” (Marcos 13:31). E você vê como que as forças naturais estão convulsionando. Parece que a natureza está revoltada contra o homem. A Bíblia fala que a criação geme (Romanos 8:22). Por isso, temos visto tantos desastres naturais não experimentados anteriormente e com tanta intensidade. Jesus também diz que as palavras dEle não passarão.

Por fim, Ele fala do dia e da hora do Apocalipse: “Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai” (Marcos 13:32). Só há uma pessoa que sabe o dia e a hora: o Pai. Ninguém sabe. Se alguém lhe falar: “o mundo vai acabar tal dia e tal hora”, essa pessoa não sabe o que está dizendo, porque ninguém sabe. E ninguém sabe por uma razão. Jesus disse: “Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo” (Marcos 13:33). E isso tem até uma semelhança com o Carnaval, porque para se determinar a data do Carnaval, primeiro, eles olham a data da Semana Santa. Porque o pensamento do Carnaval é o seguinte: “já que vamos entrar em um período de abstinência, então vamos curtir enquanto há tempo”.

As pessoas, muitas vezes, querem saber o dia e a hora porque elas pensam: “se eu souber o dia e a hora, eu vou me preparar”. Mas eu lhe pergunto: é isso que Deus quer? Que, com toda a hipocrisia, a pessoa viva totalmente alheia a Ele, sabendo quando o mundo vai acabar ou quando ela vai morrer e, então, ela se ‘arrependa’? Então, você entende o motivo de Deus não ter deixado revelado para ninguém o dia e a hora. Aliás, será uma total surpresa. Quem está atento aos sinais saberá que está próximo, mas não terá a precisão da data. Por isso, a necessidade de vigilância.

O que Deus quer fazer com esta forma de agir com relação ao Apocalipse? Ele quer que as pessoas vivam cada dia de suas vidas como se fosse o último (no sentido de cuidar da alma). O último dia do seu corpo nesta Terra não é o último dia da sua alma. É uma passagem da vida para a eternidade. Assim, se Ele volta hoje, como está a minha alma, a minha comunhão com Deus? Não é uma questão de “ser bonzinho”, mas em “crer no Senhor Jesus”, no sacrifício de substituição que Ele fez na cruz. Não importa o quão bom você seja, porque você ainda é pecador. As nossas boas obras não podem nos justificar. Quem é salvo tem boas obras, mas nem todos que têm boas obras são salvos. A Salvação vem pela fé.

Portanto, não se preocupe com a data do Apocalipse, preocupe-se em viver em temor, para que quando Ele vier, você esteja seguro.

Reflita sobre a mensagem na íntegra no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso