thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

POR QUE HÁ MAUS EXEMPLOS NA BÍBLIA?

Aqueles que não conhecem a história estão sujeitos a repeti-la, portanto, Deus nos dá exemplos de como não errar e como seguir o exemplo do único que é perfeito, Jesus

Quando o Senhor Jesus disse “Eu sou a verdade” (João 14:6), Ele jamais esconderia sobre os homens e as mulheres da fé. Então, Ele deixa registrada a história do ser humano, do povo de Israel, da Igreja. Ele deixou registrado de Gênesis ao Apocalipse os defeitos e as qualidades de homens e mulheres, porque Ele quer que aprendamos com as histórias deles. Devemos aprender o que fazer e o que não fazer, o que dá certo e o que não dá certo.

Nós não temos apenas bons exemplos, temos também maus exemplos. Tem um ditado que diz: “quem não conhece a história está fadado a repeti-la”. E muitas pessoas, na sua ignorância, insistem em fazer coisas que já se provaram equivocadas. Por exemplo, quantos casamentos precisarão ser destruídos para você entender que a traição não funciona? Todo mundo conhece uma história de traição. Não vai ser diferente. Os erros estão aí para observarmos na vida dos outros e aprendermos.

Abraão contou uma mentira. Ele errou, e a Bíblia não esconde sobre isso. Sara incitou o marido a dormir com a empregada. Estão lá os pecados de Davi, o maior rei que Israel já teve e todas as suas dores estão registradas. Deus deixa claro para que nós, tomando conhecimento sobre isso, não pensemos: “comigo será diferente”.

Então, seja sábio: aprenda com os erros dos outros. O Texto Sagrado também diz: “Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas (…)” (Hebreus 12:1). Nós estamos rodeados de testemunhos bons. Então, você pode aprender com essas pessoas boas, que são melhores do que nós. Por isso, você tem que avaliar bem os amigos que tem. Quem quer melhorar, olha para quem está melhorando ou para quem já está melhor.

Ele também deixa o conselho: “Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-Se à destra do trono de Deus” (Hebreus 12:2). Aí está a forma de você não tropeçar: olhar para Jesus. Porque o Senhor Jesus não errou.

Não fique olhando para os lados. Mesmo os homens e mulheres que têm bons exemplos têm os seus defeitos. Não olhe para as pessoas esperando perfeição. Olhe para Jesus. Este é o segredo. Se você fizer dEle o seu exemplo, você não vai tropeçar. Você olha para Jesus quando você olha para as palavras dEle, na Bíblia.

Acompanhe esta mensagem na íntegra por meio do vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso