thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

POR QUE DEUS PERMITE INOCENTES SOFREREM?

Acredito que você já se questionou sobre o motivo pelo qual Deus permite que pessoas inocentes sofram. Mas, você já se perguntou por que a pessoa mais inocente da história teve que morrer por sua causa? Assista ao vídeo e entenda!

Você, provavelmente, já fez essa pergunta: “Por que Deus permite o sofrimento de gente inocente, crianças inocentes, pessoas, às vezes, que sofrem ou até morrem estupidamente sem ter nada a ver com o problema que as atingiu? Por que  Deus vê tanto mal no mundo e permite que ele corra solto e, assim, cause tanto sofrimento?”

Agora, sabe o que eu não ouço ninguém perguntar? “Por que a pessoa mais inocente da história sofreu uma das mortes mais cruéis na cruz?”

Eu não vejo ninguém fazer essa pergunta, mas é a que tem tudo a ver com a primeira, porque se a pessoa quer saber o motivo que Deus permite inocentes sofrerem, logo, vamos ao mais inocente de todos e o que mais sofreu (talvez, quando você coloca na balança o fato de que Ele não tinha nenhum pecado e sofreu uma das mortes mais violentas que um ser humano poderia sofrer).

Deus, sendo Todo-Poderoso, não parou o sofrimento do próprio Filho dEle.

As pessoas não perguntam isso, mas se elas perguntassem, então, elas entenderiam que a resposta às duas perguntas é a mesma: o pecado do ser humano.

O pecado humano é o que causa o sofrimento no mundo. E, por causa do sofrimento no mundo, Deus também sofre por causa do pecado. Ele sofreu por sujeitar o Seu Filho à cruz para resolver o problema do pecado humano.

Então, veja: pelo sofrimento do Filho de Deus, nós entendemos que nem Deus pode poupar a Si mesmo do sofrimento.

Porque o sofrimento é consequência de uma outra lei, que está em vigor na humanidade, que é a “lei da livre escolha”, a “lei da vontade humana”.

Deus criou o homem dotado de vontade própria. Então, o homem sofre por causa dessa vontade, quando ela se inclina para o mal.

Pensando mais profundamente sobre isso, se o homem não existisse, o diabo já estaria resolvido (expulso da presença de Deus e totalmente impotente para fazer qualquer mal a Deus). O diabo só consegue atingir Deus através do homem. E quando é que o diabo atinge o homem? Quando este submete a sua vontade a ele, tirando-a da submissão a Deus.

Eu sei que é muita informação para você digerir. Mas é importante que você, pacientemente, raciocine sobre isso.

Se Deus for impedir que as pessoas sofram, Ele tem que tirar as vontades delas. Então, o ser humano não seria mais capaz de escolher o que ele quer. Logo, ele seria um robô. Então, qual seria a glória de Deus, se o ser humano fosse programado somente para obedecer?

Guarde esta lição: a sua vontade é contra você. Nós não sabemos querer.

Às vezes, queremos coisas de forma egoísta, queremos coisas que nos dão prazer inicialmente, mas, depois, nos fazem mal.

Então, se você quer se livrar do sofrimento, você não tem que ficar culpando a Deus. Olhe para você. Pegue a sua vontade e a submeta à vontade de Deus.

Assista à mensagem completa no vídeo acima e pense a respeito.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso