thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

PASSANDO O CARTÃO E ARMANDO UMA BOMBA

Quem não quer a fórmula para prevenir problemas na vida? Todo mundo! Então, descubra nesse vídeo o que você precisa fazer

Em Provérbios 31, há a descrição da “mulher virtuosa”. Porém, o que vamos aprender hoje serve para os homens também. Há um segredinho sobre essa mulher que todos nós podemos aprender e melhorar a nossa vida no sentido de prevenir problemas.

Há problemas que chegam por causa da nossa negligência, do nosso descuido. Assim, preste atenção no detalhe: “Está atenta ao andamento da casa” (Provérbios 31:27). No texto original, no Hebraico, “andamento da casa” se refere ao tipo de atenção que o viajante deveria dar ao seu veículo durante a viagem. Naquela época, não havia resgate nas estradas. Então, o viajante tinha que ficar atento. O veículo tinha que estar em boa manutenção, porque as viagens eram longas. Ou seja: como as coisas estão caminhando aqui?

Por exemplo, se você é um colaborador em uma empresa, você tem que pensar: como está o andamento do meu trabalho? Porque se você para no tempo e deixa algo, pensando que aquilo sempre continuará bem, é ali que ocorre o erro da negligência. Eu tenho visto isso com muita frequência nos casamentos, por exemplo. Eu ouço muito dos casais, quando eles vêm buscar ajuda: “Estava tudo muito bem e de repente…”. Só que nunca é “de repente”. A bomba estava sendo fabricada lentamente. E isso acontece por causa da desatenção.

É como se você passasse um cartão para pagar  e olhasse o preço só depois. Você joga para frente o que tem de ser feito. Tem gente que diz: “Hoje, não deu para ler a Bíblia. Amanhã, eu leio”. As pessoas vão passando o cartão, vão sendo negligentes e quando elas menos esperam a bomba estoura. Nunca é “de repente”.

Então, a mulher virtuosa nos dá esse segredo: ela está atenta ao andamento da casa. E isso exige trabalho. Às vezes, o homem não senta para conversar com a esposa, porque ele sabe que aquilo vai dar trabalho. Então, ele adia, passa o cartão no casamento e arma a bomba no futuro.

Vamos às prioridades: você não é um corpo em uma alma, você é uma alma que temporariamente habita esse corpo. Assim, como está o andamento da sua alma? A segunda coisa é: como está a sua vida afetiva? Depois vêm as demais coisas (como o financeiro e a saúde).

Logo, a mulher virtuosa empresta essa sabedoria para as mulheres, para os homens, para todos os que têm juízo.

Assista ao vídeo acima e reflita sobre o assunto.

imagem do author
Colaborador

Renato Cardoso