thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

PARA QUEM QUER MUITO VENCER NA VIDA

Todos correm atrás do sucesso, mas poucos param para pensar no que realmente define um verdadeiro vencedor

Olhe ao seu redor e, imediatamente, isso ficará claro: todo mundo está tentando vencer na vida. Diariamente, pessoas vão e vêm do trabalho, estudam, constroem, planejam e correm atrás de conquistas. Cada uma à sua maneira, mas, em comum, todas buscam chegar a um ponto em que possam respirar fundo, olhar para trás e dizer: “Eu venci”.

No entanto, existe uma pergunta muito mais importante do que essa.

Mas… vencer na morte?

A grande questão não é apenas se alguém venceu na vida. A pergunta que realmente importa é: essa pessoa vai vencer na morte?

Vencer na vida, quase todo mundo quer. Mas vencer na morte é o que realmente define o destino eterno. E isso é tão forte que o próprio Senhor Jesus ensinou que quem vence na morte, na verdade, vence a própria morte. Quando o corpo volta ao pó, essa pessoa não acaba — ela passa para a verdadeira vida.

O apóstolo Paulo explicou isso de forma clara ao dizer: “Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, o teu aguilhão?”, (1 Coríntios 15:54). Em outras palavras, onde estão as armas da morte?

O segredo está no pecado

A Bíblia revela algo direto e sem rodeios: o aguilhão da morte é o pecado. Logo, vencer na morte significa vencer o pecado ainda em vida.

Quando alguém vence o pecado, chega o momento da morte e ela não encontra nada para acusar. É como uma pessoa levada à delegacia: fazem todas as averiguações, todas as buscas, e não encontram nada contra ela. O que resta? Liberar.

Assim acontece com aquele que venceu o pecado em vida. A morte não pode detê-lo.

Sozinho, ninguém consegue

Talvez você pense: “Mas isso é impossível. Todo mundo peca”. E é verdade. Nenhum de nós consegue vencer o pecado por conta própria.

Porém, para vencer a morte, é necessário o auxílio daquele que já a venceu. E só há um: Jesus.

Ele é o único Salvador porque a morte não pôde detê-Lo na sepultura. Ao tomar sobre Si os nossos pecados, Ele nos deu a oportunidade, por meio da fé n’Ele, de termos nossa dívida resolvida.

Assim, quando morremos na fé, a morte também não encontra nada contra nós.

A verdadeira riqueza é crer na Palavra de Deus e viver por ela. É isso que define quem vence na vida e na morte.

Onde você está investindo seus esforços?

Nada há de errado em querer vencer na vida. Trabalhar, estudar, prosperar, construir uma família, ter estabilidade — tudo isso é legítimo.

A pergunta é outra: você tem empregado esforços para vencer na morte?

Se a morte chegasse hoje, o que você levaria das suas conquistas materiais? O dinheiro, os títulos, os bens… o que poderiam fazer por você?

A sua alma está preparada? Você tem vivido uma fé apenas de palavras ou uma fé vivida no dia a dia, que vence o pecado?

Quem é o verdadeiro vencedor

Os verdadeiros vencedores não são os nomes das listas dos “top 10” ou “top 100”. Os verdadeiros vencedores são aqueles que, na hora da morte, vencem a própria morte.

Se você emprega tanto esforço para vencer na vida, talvez seja hora de investir ainda mais para vencer no último suspiro.

Dê o play e reflita.

Se este vídeo lhe ajudou, compartilhe para ajudar mais pessoas.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso