thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

O GOLPE MAIS ANTIGO DO MUNDO (E MUITOS AINDA CAEM)

Saiba quais foram as duas estratégias usadas pela serpente contra Eva para fazê-la pecar. Isso serve como um aviso para que você não faça o mesmo ou pior que ela

O apóstolo Paulo, escrevendo aos cristãos em Corinto, lembrou-se do que aconteceu no Jardim do Éden e que se repete toda vez que alguém comete o mesmo erro de Eva. A mesma enganação que aconteceu no Éden, pela boca da serpente (o primeiro golpe que aconteceu no mundo), assim, acontece também todos os dias em algum lugar do mundo e, talvez, na sua própria vida.

“Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo” (2 Coríntios 11:3).

Qual foi a estratégia do diabo para enganar Eva? Ele usou de duas estratégias. Primeiro, ele distorceu a Palavra de Deus.

“Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?” (Gênesis 3:1).

A serpente jogou o verde, chamou atenção de uma forma generalizada para depois chegar no específico. E Eva cometeu o erro de se engajar naquela conversa.

“E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais” (Gênesis 3:2,3).

Então, a serpente aplicou o golpe, mudando a narrativa, colocando outro significado no que Deus havia falado.

“Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal” (Gênesis 3:4,5).

Quer dizer, suscitou dentro da mulher a curiosidade. “Quer dizer que Deus está escondendo alguma coisa da gente? Isso não é justo! Eu quero saber o que Ele está escondendo da gente”. Eva acreditou naquela narrativa da serpente.

Primeiro: a serpente distorceu a Palavra de Deus. Segundo: deu outro significado, outra narrativa para o que Deus havia falado. E, assim, a serpente trabalha ainda hoje.

Quantas pessoas têm caído em palavras distorcidas (inclusive, por meio da Bíblia). Veja que o diabo usou as palavras de Deus contra Deus. O diabo usou o Salmo 91 contra o Senhor Jesus no deserto. Se a pessoa não pensa, ela cai na história dele. Então, as pessoas pegam partes das Escrituras e formam opiniões erradas.

Assim, você tem que tomar cuidado com as palavras que vêm até você. No Jardim, só a serpente falou com Eva. Mas, hoje, a serpente está em muitos lugares.

Um exemplo: “eu não preciso ir à igreja, porque Deus está em todos os lugares”. Há uma parte verdadeira (por isso, é convincente). Deus, realmente, está em todos os lugares. Mas está omitindo que foi o próprio Deus Quem criou a igreja.

O próprio Filho de Deus disse: “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em Meu Nome, aí estou Eu no meio deles” (Mateus 18:20). Foi Deus Quem deu ao rei Davi o projeto do Templo (1 Crônicas 28). Os discípulos se reuniam regularmente (Atos 2:42-46 e 20:7).

Fé não é o que você sente, é o que você faz. Então, a pessoa pensa que se ela não concorda com algo na igreja, ela deve sair. Mas a serpente promove a discórdia para criar separações. Cuidado com as versões das histórias que chegam para você.

Assista à mensagem na íntegra no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso