thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

MINHA MULHER ESTÁ MUITO INDEPENDENTE: O QUE FAÇO?

A insegurança no relacionamento pode afetar a confiança

Aluno conta que é casado há seis anos, mas está inseguro pelo fato de a esposa ter começado a trabalhar e se tornado mais independente. Segundo ele, ela sempre sonhou ser independente.

Não há nada de errado em a esposa ou o marido trabalhar fora, nada disso tem que ser um problema necessariamente. A questão aqui é o que ela quer dizer com independência. Às vezes, essa palavra para algumas mulheres significa ter o próprio dinheiro, não precisar mais pedir nada para o marido, fazer o que quiser, pagar as próprias contas e não precisar dar satisfação. E isso é ruim tanto da parte da mulher como da parte do homem.

Não é porque alguém trabalha e ganha o seu dinheiro que não deve explicação para o parceiro, que não deve comunicação, não deve perguntar sobre certas decisões que vão tomar.  Então, a independência aqui não pode ter uma conotação negativa do tipo: “eu não preciso de você” e “não quero mais dar satisfação a você”, pois isso, sim, seria ruim.

Agora, ter uma certa independência no sentido de querer desenvolver os talentos, a capacidade, se sentir útil e contribuir no orçamento familiar, para que os dois possam crescer juntos e mais rápido, esse tipo de independência, na verdade, não é independência, é uma ajuda, é a pessoa sentir-se mais útil dentro da relação. Isso é totalmente saudável.

Acompanhe a orientação completa no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Renato Cardoso