thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

SUA MENTE É PROGRAMADA POR PALAVRAS!

Pensamos em palavras. Seus pensamentos, decisões e até mesmo sua fé são moldados pelo que você ouve e confessa. Sabendo disso, que palavras você abraçou e trouxe à sua mente? Use um filtro e mantenha sua mente clara

Nós pensamos em palavras. Através delas nossos pensamentos são formulados. Neste quesito, o ser humano é diferente de todos os outros seres vivos. Plantas não pensam, animais não pensam. Naturalmente, eles têm uma inteligência, mas não como a do ser humano.  

O cão foi desenhado para latir. Assim como o leão foi desenhado para rugir. Eles têm a inteligência que lhes foi programada, mas simplesmente reagem ao ambiente e aos seus instintos. Já o ser humano tem o poder de formular ideias, de pensar e, muitas vezes, agir totalmente contrário à sua natureza. Por exemplo, o ser humano tem comportamento autodestrutivos – automutilação, vícios – e destrói seu próprio ambiente. 

Palavras formam pensamentos e decisões 

Quando você pensa “o que tenho para comer hoje?” você está falando com você mesmo através de palavras. Se nós pensamos e tomamos decisões baseadas em palavras, precisamos avaliar: quais palavras estão dentro de nós? Quais palavras temos nutrido e colocado em nós mesmos?

Romanos 10:8 diz: “A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé que pregamos.” Paulo citava Deuteronômio 30, quando Deus, através de Moisés, disse ao povo que as palavras de Deus não estavam longe: 

“Porque este mandamento, que hoje te ordeno, não te é encoberto, e tampouco está longe de ti. Não está nos céus, para dizeres: Quem subirá por nós aos céus, que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos? Nem tampouco está além do mar, para dizeres: Quem passará por nós além do mar, para que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos? Porque esta palavra está mui perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires.” Deuteronômio 30:11-14 

Precisamos de boas palavras dentro de nós 

Se queremos bons pensamentos e boas decisões, precisamos de boas palavras dentro de nós. Sendo assim, substitua as palavras negativas que bombardeiam sua mente –  maus pensamentos, ansiedade, preocupação – pela Palavra de Deus. 

Confesse a Palavra de Deus 

Precisamos ter o hábito de confessar a Palavra de Deus ao invés de confessar derrota, destruição, murmuração e más notícias. Somos ótimos espalhadores de más notícias: ouvimos algo ruim e logo passamos adiante. Precisamos trazer as palavras de Deus para perto, falando-as constantemente ao invés de repetir coisas negativas. 

Quando meditamos e absorvemos a Palavra de Deus, nosso coração fica cheio delas. Naturalmente, quando estamos diante de dificuldades, da boca sairão palavras positivas como: “Nós vamos vencer isso. Deus está conosco. Deus nos guiará.” 

Assim, nossas decisões serão melhores, e nosso estado emocional, mental e físico será mais saudável. 

A Palavra de Deus é proteção 

Precisamos sempre nos reportar à Palavra de Deus. Diante de qualquer situação, pergunte: “O que a Bíblia fala sobre isso?” Se não encontrar a resposta na Bíblia, ore e pergunte a Deus qual é a Sua direção. 

A Palavra de Deus é escudo, proteção e torre forte contra as palavras negativas que vêm de todos os lados: celular, TV, amigos, músicas, notícias. As palavras negativas vêm até nós automaticamente, mas a Palavra de Deus precisamos buscar intencionalmente.

Ao ter a Palavra de Deus em você, terá pensamentos mais nobres, corretos, construtivos e criativos. Tomará decisões assertivas e alcançará bons resultados. 

A Importância da Igreja e comunhão 

A igreja é uma congregação, um ajuntamento de pessoas para ouvir a palavra de Deus. Embora seja possível ouvir a palavra pela internet, Hebreus 10:25 diz que não devemos deixar de nos reunir presencialmente. Há uma diferença entre ouvir sozinho e estar na companhia de outros irmãos, recebendo o espírito daquela palavra diretamente, focado completamente no que você está vivendo. 

Então, aproveite esta informação. Abrace a Palavra de Deus, confesse-a dentro de você e traga-a sempre para perto.

Acompanhe essa mensagem na íntegra no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso