thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

LULA “GANHOU”: E AGORA, CRISTÃOS?

Saiba o que você precisa ter em mente para o futuro

Praticamente, metade da população não esperava o resultado da eleição para presidente, do dia 30 de outubro. E muitos pensam que nós, os cristãos, ficaremos tristes.

É impossível entristecer o cristão. Por quê? Porque a sua alegria não vem deste mundo. Não é maravilhoso isso? Não é maravilhoso você estar acima do mundo? Você estar acima de política, de esquerda, de direita, de pessoas e de notícias? Não é maravilhoso você ter a sua fonte de força, de alegria, de paz em algo que não é deste mundo? Logo, você não está sujeito às coisas que acontecem ao seu redor. É o que a Palavra de Deus nos ensina. Porque quem está na fé nunca perde. Porque quem já “perdeu” toda a vida para o Senhor Jesus, não tem mais nada a perder. Nós não somos perdedores, nós somos mais que vencedores em Cristo Jesus. E cremos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.

Você sabia, aliás, que Deus usa até governos maus para fazer a vontade dEle? Na história da humanidade, nós vemos muito disso. Só para citar alguns casos, no Velho Testamento, Deus usou Faraó, endureceu o coração dele, para mostrar o Seu poder e glória, tirando o povo da escravidão no Egito. Ou seja, Ele usou um governante mau para glorificar o nome dEle, usando Moisés. E na época do Senhor Jesus, no Novo Testamento, quando Israel estava debaixo do Império Romano, de César, Deus também usou aquele governo sangrento e mau. O Senhor Jesus escolheu exatamente aquele período da história para vir ao mundo. Ele poderia ter vindo na época do rei Davi ou do rei Salomão, nos tempos dourados de Israel. Mas, quando você vê a história da Igreja, você vê que a Igreja do Senhor Jesus se espalhou de Israel por toda a Europa e Ásia exatamente por causa do Império Romano. Os cristãos se espalharam por aquele Império e a fé também se espalhou. Uma coisa que teria demorado mais e sido mais difícil, se não fosse o alcance do Império Romano. Deus usa os maus governos, os maus governantes, para fazer a vontade dEle, que é soberana.

Então, como lidar com a expectativa do que vai acontecer? Ora, de imediato, você tem que proteger os seus olhos, ouvidos e boca. Proteja as entradas e as saídas das informações. Não fique olhando para o que as pessoas estão fazendo aí fora. Não olhe para aqueles que estão comemorando, humilhando, falando isso ou aquilo. Porque isso só vai lhe trazer angústia. Na Bíblia, nós encontramos uma situação parecida com os dias de hoje, quando o rei Senaqueribe enviou um mensageiro para ameaçar o rei Ezequias: “Não deis ouvidos a Ezequias; porque assim diz o rei da Assíria: Aliai-vos comigo, e saí a mim, e coma cada um da sua vide, e da sua figueira, e beba cada um da água da sua cisterna; Até que eu venha, e vos leve para uma terra como a vossa; terra de trigo e de mosto, terra de pão e de vinhas” (Isaías 36:16,17). E o que Ezequias fez? Ele disse para ninguém responder o mensageiro de Senaqueribe, não era para debater com ele. Ezequias pegou aquelas palavras e as apresentou para Deus, no Templo. É isso o que temos de fazer. Porque Deus defendeu Ezequias. Assim, Senaqueribe voltou envergonhado (tendo sido morto, posteriormente, pelos próprios filhos).

Portanto, agora, faremos o que sempre fizemos (só que multiplicado). Se nós já vigiávamos, nós vamos vigiar mais. Se orávamos, vamos orar mais. Se nós líamos a Palavra, vamos ler mais. Se nós evangelizávamos, vamos evangelizar mais (enquanto é tempo). Vamos colocar mais força no que fazíamos. E, como cidadãos, nós temos a vantagem de termos representantes conservadores na Câmara dos Deputados e no Senado. Assim, você tem que acompanhar os governantes. Nós já fomos roubados uma vez, vamos dormir de novo? Não, nós vamos marcar os passos (e de lupa). Temos de estar mais interessados na política. Busque as informações verdadeiras e não as narrativas que são empurradas para nós.

Em resumo: vamos manter a nossa fé, vamos manter a nossa alegria que vem do Alto, não vamos debater, não vamos chorar, não vamos brigar, não vamos dar ouvidos para os outros, vamos ser exemplos de seres humanos e vamos fazer mais por Deus. O Senhor está voltando. Receba a confiança de que o nosso Deus está acima de tudo isso. E não se esqueça: o Texto para meditar nos próximos dias é Romanos, capítulo 8, do versículo 28 ao 39. Acompanhe também o vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso